Alternative Publication

01-06-2003


11-06-2006


Este Projecto surge do desejo e da necessidade de se estudarem as Ciências da Educação (CE) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto (FPCE/UP) e de as contextualizar em relação a outros contextos de formação superior no mesmo domínio com o intuito de contribuir para a construção de visibilidade e da unidade e identidade dos saberes científicos em educação. Pretende-se, assim, analisar não somente a eficácia, mas, sobretudo, o sentido e as formas de vida que se produzem na licenciatura.
Nesse sentido, e devido ao cariz abrangente do Projecto, procedeu-se à sua divisão em três dimensões analíticas, que correspondem a três subgrupos: (A) Procura e inserção profissional dos/as licenciados/as em CiÍncias da Educação, (B) Quotidianos discentes na Licenciatura em Ciências da Educação e (C) Produção científica nas Ciências da Educação, cada uma das quais com um coordenador - respectivamente os Professores (A) Cristina Rocha, (B) José Alberto Correia e (C) Amélia Lopes.
(A) Partindo da hipótese de que não existe um perfil estabilizado, nem uma trajectória definida de transição para o mercado de trabalho para os/as licenciados/as em CE, pretende-se perceber como é que é "moldada" a procura e projectada a oferta desta licenciatura. Entende-se, assim, necessário proceder à caracterização sócio-profissional dos licenciados e dos seus percursos de entrada no mundo do trabalho já que permite dar visibilidade ao que os identifica e compreender como mobilizam as CE no exercício do trabalho.
(B) Importa compreender os vários espaços relacionais e experienciais que mobilizam os discentes desta licenciatura em função das suas características sócio - profissionais, bem como os modos como constroem e se apropriam da linguagem específica das CE. Trata-se, no fundo, de analisar as formas de vida dos discentes nas CE, os sistemas das relações interpessoais e as modalidades através das quais eles se tornam "membros" da instituição universitária e deste ramo do saber.
(C) Pretende-se ainda conhecer a oferta de linguagens disponíveis pelos docentes e investigadores através da análise da forma (estrutura dos textos), conteúdo (temas e metodologias próprias) e dinâmica (publicações pessoais e grupais) da produção científica que é desenvolvida nas CE da FPCE-UP.
Metodologicamente, prevê-se o recurso a inquéritos por entrevista e questionários (com o objectivo de caracterizar os licenciados na sua dimensão profissional ou que permitam fazer a cartografia em relação a docentes e membros do CIIE, relativamente às suas colaborações institucionais, áreas de saber preferenciais e influências), a estudo de casos, incidindo nos percursos biográficos e à análise de conteúdos das produções científicas dos docentes e investigadores, inserindo-as nos contextos históricos, metodológicos e epistemológicos da sua produção.


 


Participaram do projecto : 


António Manuel Magalhães Evangelista de Sousa


Ariana Maria de Almeida Matos Cosme


Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite      


Elisabete Maria Soares Ferreira EMSF


Helena Costa Gomes de Araújo HCGA   


Henrique Malheiro Vaz


João Carlos Pereira Caramelo


José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia


Manuel Santos e Matos


Margarida Maria Pereira dos Santos Louro de Felgueiras


Maria Alexandra de Sá Dias da Costa


Maria Amélia da Costa Lopes


Maria Cristina Tavares Teles da Rocha


Maria Helena Machado Barbieri Martins Moreira                        


Maria José Magalhães


Maria Luiza Coelho Zuzarte Cortesão Abreu                    


Maria Manuela Martinho Ferreira


Maria Manuela Martins Alves Terrasêca            


Natércia Alves Pacheco


FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
POCTI/CED/47518/2002


Sandra Ricardo

cover