01-03-2016
01-03-2018
A proposta aborda claramente estas três prioridades, uma vez que serão abordadas nas atividades de desenvolvimento e nos resultados esperados do projeto. O grupo-alvo direto do Xeno Tolerance são os professores e formadores que trabalham com alunos marginalizados. Queremos equipá-los com conhecimentos e know-how para prevenir a radicalização entre os alunos. Os assistentes sociais, os animadores de juventude e os educadores de jovens adultos também beneficiarão dos recursos de aprendizagem desenvolvidos pelo projeto. Todos eles são os chamados "primeiros intervenientes - pessoas em contacto direto com indivíduos visados ou grupos vulneráveis da população" (Rede de Sensibilização para a Radicalização da Comissão Europeia). Têm de compreender melhor os riscos existentes, ser capazes de detetar desvios e reagir de forma adequada. Têm de ser capazes de resolver situações de conflito ligadas a factores sociais, culturais ou religiosos. O grupo-alvo final serão os alunos desfavorecidos que correm maior risco de radicalização. Eles precisam de desenvolver a crítica, a autoconfiança e a autoestima, para se tornarem capazes de se integrar no seu percurso de integração profissional. Ao evitar a radicalização e ao evitar a atração pela teoria da conspiração, poderão tornar-se cidadãos activos.
O projeto irá elaborar, testar e fornecer materiais para a formação ao longo da vida de formadores, professores e educadores de EFP: Xeno Tolerance Guidelines, um quadro sobre a deteção de situações de risco, a fim de reagir adequadamente aplicando intervenções bem sucedidas para prevenir comportamentos anti-sociais e quaisquer formas de radicalização; Xeno Tolerance Toolbox, que oferece uma gama modular de materiais de sensibilização, formação e demonstração para professores e formadores de EFP, bem como para outros profissionais que trabalham com jovens marginalizados. Além disso, a plataforma web aberta, que oferecerá acesso gratuito aos recursos, facilitará a interação e a participação entre a comunidade de EFP que se vê confrontada com este fenómeno e que poderá obter apoio dos seus pares e conselhos úteis.
O projeto também contribui para os objectivos da vertente "PREVENT" da estratégia antiterrorista da UE e é orientado pela Estratégia da UE de Combate à Radicalização e ao Recrutamento para o Terrorismo.
CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação
Comissão Europeia, Erasmus+ (Action type: I&DT)
Greta du Velay (Coord.)
Aequitas
Centro de Formación Padre Piquer
Die Kärntner Volkshochschulen
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Fondazione Casa di Carità Arti e Mestieri Onlus
Fundația EuroEd
Hoger Instituut der Kempen
Ljudska univerza Ptuj