Membros Colaboradores
Professor(a) adjunto/a
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
E-mail
fatimapereira@ese.ipvc.pt
Telefone
+ 351 258 806 200
Maria de Fátima de Sousa Pereira is adjunct professor at Higher School Education of Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESE-IPVC) and PhD in Educational Sciences from Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Porto (FPCEUP). Integrated member of inED - Centre for Research and Innovation in Education and collaborator member of CIIE - Educational Research and Intervention Center of FPCEUP and member of Practical Research Community: Curriculum, Evaluation, Training and Educational Technologies (CAFTe) of this research center. Its teaching and research activities, within the scope of teacher education and training, focus on issues related to educational and curricular policies and practices, educational evaluation and assessment, educational innovation to improve quality of teaching and teacher training. involvement in research and intervention projects, the provision of extension services to the community and the scientific dissemination of the work carried out, either through publications in national and international journals or through communication at national and international academic events. Within these areas, she has been involved in research and intervention projects, the provision of outreach services to the community and the scientific dissemination of her work, both through publications in national and international journals and through communications at national and international academic events. Coordinates the postgraduate programme in School Administration and Management and Educational Innovation (since 2016) at ESE-IPVC, is member of the Technical-Scientific Council (since 2021) and is deputy director (since 2023, July).
2013 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
2004 – Licenciatura em Ciências da Educação– Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
Formação de professores; Desenvolvimento e gestão curricular; Avaliação educacional; Políticas educativas e curriculares; Inovação educativa para melhorar a formação e a capacitação de professores.
Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas / Transformative Schools: deepening the transformative role
Escolas Transformadoras – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola (2ª edição) / Schools - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship at School (Second Edition)
INPEC+ (Intervenção na promoção de Estilos de Vida e Cidadania +) - Academias Gulbenkian do Conhecimento / INPEC+ (Intervention in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +) - Gulbenkian Academies of Knowledge
Aprendizagem socioemocional em contexto escolar - Contributos da formação inicial de professores / Socio-emotional learning in the school context - Contributions from initial teacher training
Projeto EDULOG/FPLE/2019: Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?. / How are future teachers being prepared to teach reading and writing?
O presente estudo propõe-se aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores. Debruçar-se-á especificamente sobre a preparação que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico estão a receber para o ensino da leitura e escrita.
O enfoque na preparação para o ensino da leitura e escrita justifica-se por várias razões. Em primeiro lugar, pelo papel determinante que a leitura e a escrita têm para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, para a aquisição e expressão de conhecimentos, ideias e valores e para as aprendizagens posteriores. São, por essa razão aprendizagens fundacionais e instrumentais para todo o percurso escolar e para o desenvolvimento de cada pessoa.
Em segundo lugar, porque se sabe que o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita está fortemente relacionado com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas neste domínio e, por isso, dos processos vividos na formação escolar.
Por último, porque a delimitação do âmbito do estudo permite uma descrição mais precisa do que está a ser assegurado neste domínio pelos atuais programas de formação inicial de professores e produzir recomendações que potenciem a sua qualidade.
IPEVC+ - Intervenção na Promoção de Estilos de Vida e Cidadania + / IPEVC+ - Intervention in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +
Projeto EDULOG/PAPP/2019: "Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores" / "Academic and professional profile of higher education teachers who provide initial teacher training"
Um projeto de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico dos professores do ensino superior público que asseguram a formação inicial de professores em Portugal, tanto do ensino básico, como do ensino secundário.
Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola. / Transformative Schools: Contributions to social change through Education for Development and Global Citizenship at School.
Família e Escola: co-construção de percursos de relação em torno dos educandos. / Family and school: co-constructing relationship paths around children.
A Formação de Professores no Processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo. / Teacher Training in the Bologna Process: an analysis centred on changes in the curriculum.
Ref. SFRH/BD/64982/2009 - Projeto orientado por: Doutora Carlinda Leite e Doutor José Melo de Carvalho.
RESUMO: O trabalho tem como objeto de estudo a Formação inicial de Professores da Educação Básica, decorrente do Processo de Bolonha e, por isso, estruturada num sistema de créditos curriculares (ECTS) que contemplem o trabalho dos estudantes para a construção das suas aprendizagens e para o desenvolvimento de competências. Constituem focos de análise questões do macro contexto curricular (subjacentes às políticas seguidas para a concretização dos compromissos assumidos no quadro do Processo de Bolonha), e do meso e micro contexto curriculares (contextos de organização institucional do currículo e das práticas que o concretizam). Em termos metodológicos, recorreu-se a um modelo de investigação misto ou multi-método que envolveu duas fases complementares. Numa primeira fase desenvolveu-se um estudo intrainstitucional, de orientação qualitativa (n=21), numa Instituição de Ensino Superior público da região Norte de Portugal, responsável pela Formação de Professores, utilizando a entrevista semiestruturada na recolha de dados. Numa segunda fase, desenvolveu-se um estudo multi-institucional, de orientação quantitativa (n=25), que recorreu a um questionário para a recolha de dados a elementos de várias Instituições de Ensino Superior público de diversas regiões do país. Os resultados decorrentes das duas fases do estudo permitem afirmar que, de um modo geral, os atores envolvidos na Formação de Professores no Processo de Bolonha atribuem relevância a este processo, ao nível das orientações políticas, mas manifestam reservas relativamente à sua operacionalização. Foram identificados obstáculos à concretização do Processo de Bolonha na Formação de Professores, situados nos diferentes contextos de organização e desenvolvimento curricular. A investigação leva ainda a considerar a necessidade de prosseguir com os estudos no sentido de reunir evidência sobre a capacidade das Instituições de Ensino Superior, e dos atores envolvidos no processo, concretizarem a revolução paradigmática iniciada com a Declaração de Bolonha. Para isso, ao nível da Formação inicial de Professores, será importante observar/monitorizar as condições internas das Instituições de Ensino Superior que permitam garantir a execução do Processo de Bolonha e melhorar a qualidade da formação.
Escolas Transformadoras: aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas / Transformative Schools: deepening the transformative role
Escolas Transformadoras – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola (2ª edição) / Schools - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship at School (Second Edition)
INPEC+ (Intervenção na promoção de Estilos de Vida e Cidadania +) - Academias Gulbenkian do Conhecimento / INPEC+ (Intervention in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +) - Gulbenkian Academies of Knowledge
Aprendizagem socioemocional em contexto escolar - Contributos da formação inicial de professores / Socio-emotional learning in the school context - Contributions from initial teacher training
Projeto EDULOG/FPLE/2019: Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita?. / How are future teachers being prepared to teach reading and writing?
O presente estudo propõe-se aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores. Debruçar-se-á especificamente sobre a preparação que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico estão a receber para o ensino da leitura e escrita.
O enfoque na preparação para o ensino da leitura e escrita justifica-se por várias razões. Em primeiro lugar, pelo papel determinante que a leitura e a escrita têm para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, para a aquisição e expressão de conhecimentos, ideias e valores e para as aprendizagens posteriores. São, por essa razão aprendizagens fundacionais e instrumentais para todo o percurso escolar e para o desenvolvimento de cada pessoa.
Em segundo lugar, porque se sabe que o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita está fortemente relacionado com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas neste domínio e, por isso, dos processos vividos na formação escolar.
Por último, porque a delimitação do âmbito do estudo permite uma descrição mais precisa do que está a ser assegurado neste domínio pelos atuais programas de formação inicial de professores e produzir recomendações que potenciem a sua qualidade.
IPEVC+ - Intervenção na Promoção de Estilos de Vida e Cidadania + / IPEVC+ - Intervention in the Promotion of Lifestyles and Citizenship +
Projeto EDULOG/PAPP/2019: "Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores" / "Academic and professional profile of higher education teachers who provide initial teacher training"
Um projeto de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico dos professores do ensino superior público que asseguram a formação inicial de professores em Portugal, tanto do ensino básico, como do ensino secundário.
Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola. / Transformative Schools: Contributions to social change through Education for Development and Global Citizenship at School.
Família e Escola: co-construção de percursos de relação em torno dos educandos. / Family and school: co-constructing relationship paths around children.
A Formação de Professores no Processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo. / Teacher Training in the Bologna Process: an analysis centred on changes in the curriculum.
Ref. SFRH/BD/64982/2009 - Projeto orientado por: Doutora Carlinda Leite e Doutor José Melo de Carvalho.
RESUMO: O trabalho tem como objeto de estudo a Formação inicial de Professores da Educação Básica, decorrente do Processo de Bolonha e, por isso, estruturada num sistema de créditos curriculares (ECTS) que contemplem o trabalho dos estudantes para a construção das suas aprendizagens e para o desenvolvimento de competências. Constituem focos de análise questões do macro contexto curricular (subjacentes às políticas seguidas para a concretização dos compromissos assumidos no quadro do Processo de Bolonha), e do meso e micro contexto curriculares (contextos de organização institucional do currículo e das práticas que o concretizam). Em termos metodológicos, recorreu-se a um modelo de investigação misto ou multi-método que envolveu duas fases complementares. Numa primeira fase desenvolveu-se um estudo intrainstitucional, de orientação qualitativa (n=21), numa Instituição de Ensino Superior público da região Norte de Portugal, responsável pela Formação de Professores, utilizando a entrevista semiestruturada na recolha de dados. Numa segunda fase, desenvolveu-se um estudo multi-institucional, de orientação quantitativa (n=25), que recorreu a um questionário para a recolha de dados a elementos de várias Instituições de Ensino Superior público de diversas regiões do país. Os resultados decorrentes das duas fases do estudo permitem afirmar que, de um modo geral, os atores envolvidos na Formação de Professores no Processo de Bolonha atribuem relevância a este processo, ao nível das orientações políticas, mas manifestam reservas relativamente à sua operacionalização. Foram identificados obstáculos à concretização do Processo de Bolonha na Formação de Professores, situados nos diferentes contextos de organização e desenvolvimento curricular. A investigação leva ainda a considerar a necessidade de prosseguir com os estudos no sentido de reunir evidência sobre a capacidade das Instituições de Ensino Superior, e dos atores envolvidos no processo, concretizarem a revolução paradigmática iniciada com a Declaração de Bolonha. Para isso, ao nível da Formação inicial de Professores, será importante observar/monitorizar as condições internas das Instituições de Ensino Superior que permitam garantir a execução do Processo de Bolonha e melhorar a qualidade da formação.
Journal article
Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?/How are early years teachers in Portugal being prepared to teach reading and writing
Leite, Isabel Santos Silva; Lemos, Gina C.; Sousa-Pereira, Fátima ; Leite, Carlinda
Journal article
Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes / Cooperating teachers in the initial training of future teachers
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Teaching-research nexus in initial teacher education in Portugal / Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal.
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal,
Sousa Pereira, Fátima; Leite, Carlinda; Marinho, Paulo
Journal article
Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes [Cooperant teachers in the initial teacher education].
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal,
Sousa Pereira, Fátima; Leite, Carlinda; Marinho, Paulo
Book chapter
Perfil dos professores do ensino superior que, em Portugal, formam professores dos ensinos básico e secundário
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Marinho, Paulo
Journal article
Teaching-Research Nexus In Initial Teacher Education In Portugal / Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal.
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
Políticas Curriculares na Relação com Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal / Curriculum Policies in relation to Initial Teacher Training Policies in Portugal
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?/How are early years teachers in Portugal being prepared to teach reading and writing
Leite, Isabel Santos Silva; Lemos, Gina C.; Sousa-Pereira, Fátima ; Leite, Carlinda
Journal article
Teaching-research nexus in initial teacher education in Portugal / Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal.
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal,
Sousa Pereira, Fátima; Leite, Carlinda; Marinho, Paulo
Book chapter
Perfil dos professores do ensino superior que, em Portugal, formam professores dos ensinos básico e secundário
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Marinho, Paulo
Journal article
Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes [Cooperant teachers in the initial teacher education].
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
Teaching-Research Nexus In Initial Teacher Education In Portugal / Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal.
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal / Socialisation with the profession in initial teacher education in Portugal
Sousa-Pereira, Fátima ; Leite, Carlinda; Marinho, Paulo
Journal article
Políticas Curriculares na Relação com Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal / Curriculum Policies in relation to Initial Teacher Training Policies in Portugal
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes / Cooperating teachers in the initial training of future teachers
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Profesores que forman profesores en Portugal: ¿qué perfil investigador? ¿Qué condiciones? / Teacher educators in Portugal: what is the research profile? what are the research conditions?
LEITE, CARLINDA; Sousa-Pereira, Fátima ; MARINHO, PAULO. Corresponding author: LEITE, CARLINDA
Journal article
Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal / Academic perspectives of the teaching-research nexus in initial teacher education in Portugal
Carlinda Leite; Paulo Marinho; Fátima Sousa-Pereira
Journal article
Profesores que forman profesores en Portugal: ¿qué perfil investigador? ¿Qué condiciones? [Teacher educators in Portugal: what is the research profile? What are the research conditions?]
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Marinho, Paulo
Journal article
Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes [Cooperant teachers in the initial teacher education].
Leite, Carlinda; Marinho, Paulo; Sousa Pereira, Fátima
Journal article
A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal,
Sousa Pereira, Fátima; Leite, Carlinda; Marinho, Paulo
Book chapter
Perfil dos professores do ensino superior que, em Portugal, formam professores dos ensinos básico e secundário
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Marinho, Paulo
Book
Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita? / How are future teachers being prepared to teach reading and writing?
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite; Isabel Leite; Sousa-Pereira, Fátima ; Gina C. Lemos. Corresponding author: Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
Journal article
Condições de socialização com a docência em Portugal: análise do modelo de formação e perfil de formadores
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima
Book
Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita
Leite, Isabel Santos Silva; Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Lemos, Gina C.
Book
Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo: um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal / The teaching coadjuvancyin improving educational success: a case study in the early years of basic education in Portugal
Martins, Sandra; Marinho, Paulo; Sousa-Pereira, Fátima
Book
Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita
Leite, Isabel Santos Silva; Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima ; Lemos, Gina C.
Book
Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a formação inicial de professores
Leite, Carlinda; Sousa-Pereira, Fátima
Book
Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a Formação Inicial de Professores / Academic and professional profile of higher education teachers providing Initial Teacher Training
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite; Sousa-Pereira, Fátima . Corresponding author: Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
Journal article
Condições de socialização com a docência em Portugal: análise do modelo de formação e perfil de formadores / Conditions for Socialization with Teaching in Portugal: Analysis of the Training Model and Teacher Trainers
Carlinda Leite; Fátima Sousa-Pereira
Conference abstract
Uma experiência de Problem-Based Learning num curso de Formação de Professores [A Problem-Based Learning experience in a Teacher Training course]
Neves, Luísa; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
O Processo de Bolonha na sua relação com a agenda da qualidade: uma análise focada no perfil dos docentes que asseguram os cursos de Educação Básica / The Bologna Process as it relates to the quality agenda: an analysis focussed on the profile of teachers in basic education courses
Sousa-Pereira, Fátima ; Leite, Carlinda
Journal article
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Conference poster
Uma pedagogia centrada em problemas na formação inicial de professores. / A problem-centred pedagogy in initial teacher training.
Sousa-Pereira, Fátima
Conference abstract
Percursos Curriculares Alternativos e (In)Sucesso: perceções e estratégias para a melhoria de processos educativos. / Alternative Curricular Pathways and (In)Success: perceptions and strategies for improving educational processes.
Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria = Curricular practices and learning assessment: contributions to improvement
Sá, Ivone; Sousa-Pereira, Fátima
Conference poster
Longevidade e Intergeracionalidade: o lúdico como estratégia educativa para envelhecer bem. / Longevity and Intergenerationality: play as an educational strategy for ageing well.
Sousa-Pereira, Fátima ; Bastos, Alice
Book
Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe). Contributos teóricos e práticos. / Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe). Theoretical and practical contributions.
Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores = Students profile leaving compulsory educationpolicy and challenges for teacher training
Sousa-Pereira, Fátima; Leite, Carlinda
Journal article
Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria / Curricular practices and learning assessment: contributions to improvement
Ivone Sá; Fátima Sousa-Pereira
Conference abstract
Uma pedagogia centrada em problemas na formação inicial de professores [Problem based learning in initial teacher training]
Neves, Luísa; Sousa-Pereira, Fátima
Conference abstract
A ajuda do professor: Perceções dos estudantes sobre a sua utilização [Students' perceptions on teachers' help]]
Luisa Neves; Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores
Edited book
Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos / Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe): Theoretical and practical contributions
Sousa-Pereira, Fátima
Conference paper
Diferenciação pedagógica e sucesso educativo: Contributos para a mudança e inovação educacional e para a melhoria da qualidade educativa. / Pedagogical differentiation and educational success: Contributions to educational change and innovation and to improving educational quality.
Sousa-Pereira, Fátima ; Cancela, Conceição
Journal article
Formação de professores e Processo de Bolonha nas oportunidades de inovação educacional / Teacher training and the Bologna Process: opportunities for educational innovation
Sousa-Pereira, Fátima; Leite, Carlinda
Conference abstract
Global Schools: integração da ED/ECG na Iniciação à Prática Profissional de Professores / Global Schools: integrating ED/ECG into teachers' initial professional practice
Sousa-Pereira, Fátima
Conference abstract
Tutoria educacional: da avaliação institucional às perceções e estratégias para a melhoria da qualidade educativa. / Educational tutoring: from institutional evaluation to perceptions and strategies for improving educational quality.
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO; MACHADO, CRISTIANE
Conference poster
Integrar a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no currículo no 2º CEB: um projeto em torno da temática das migrações forçadas. / Integrating Education for Development and Global Citizenship into the curriculum in secondary education: a project around the theme of forced migration.
Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
POST-BOLOGNA POLICIES FOR TEACHER EDUCATION IN PORTUGAL: TENSIONS IN BUILDING PROFESSIONAL IDENTITIES
Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Fátima Sousa - Pereira
Journal article
POST-BOLOGNA POLICIES FOR TEACHER EDUCATION IN PORTUGAL: TENSIONS IN BUILDING PROFESSIONAL IDENTITIES
Carlinda Leite; Preciosa Fernandes; Fátima Sousa - Pereira
Journal article
Post-bologna policies for teacher education in Portugal: Tensions in building professional identities
Leite, C.; Fernandes, P.; Sousa-Pereira, F.
Conference paper
Faz-se Luz na promoção da articulação horizontal do currículo pelo recurso a projetos: uma experiência de intervenção. / Light is shed on promoting the horizontal articulation of the curriculum through the use of projects: an intervention experience.
Sousa-Pereira, Fátima
Conference paper
O papel da biblioteca escolar e dos projetos na construção de ambientes de aprendizagem criativos e promotores de sucesso: uma experiência de intervenção. / The role of the school library and projects in building creative learning environments that promote success: an intervention experience.
Sousa-Pereira, Fátima
Journal article
Avaliação institucional e qualidade educativa na formação inicial de professores em Portugal / Institutional evaluation and educational quality in initial teacher training in Portugal
Fátima Sousa-Pereira; Carlinda Leite
Journal article
Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal no Processo de Bolonha: uma análise intrainstitucional a partir de práticas de formação / Initial Teacher Training Policies in Portugal during the Bologna Process: an intra-institutional analysis based on training practices
Fátima Sousa-Pereira; Carlinda Leite; José Melo de Carvalho
Journal article
Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal no Processo de Bolonha: uma análise intrainstitucional a partir de práticas de formação
Fátima Sousa-Pereira; Carlinda Leite; José Melo De Carvalho
Journal article
Políticas de Formação Inicial de Professores em Portugal no Processo de Bolonha: uma análise intrainstitucional a partir de práticas de formação
Fátima Sousa-Pereira; Carlinda Leite; José Melo De Carvalho
Thesis / Dissertation
A Formação de Professores no processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo
Thesis / Dissertation
A formação de professores no processo de Bolonha: uma análise centrada nas mudanças do currículo / Teacher training in the Bologna process: an analysis centred on changes to the curriculum
Maria de Fátima de Sousa Pereira