01-02-2016


31-12-2018


O projeto aprofundou a colaboração entre dois grupos de investigação, tendo como ponto de partida o tema do currículo. Desde meados da década de 1990, o tema do currículo passou a ocupar um lugar central em todo o mundo, com as políticas educativas a assentarem num tripé que envolve o controlo dos currículos a nível nacional, a criação de sistemas de avaliação centralizados e intervenções na formação de professores (Ball, 1998). Este processo atravessou vários níveis de ensino em Portugal e no Brasil, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pelos dispositivos de educação de adultos, na interface entre os contextos das políticas e das práticas, e entre os níveis local-nacional e global-transnacional. A transferência de significados de um contexto/nível para outro esteve sujeita a deslizes interpretativos e a processos de contestação (Ball & Bowe, 1992), que o projeto explorou, tendo explicitamente em conta a diversidade das experiências dos dois países.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT/CAPES - Cooperação Científica e Tecnológica FCT/CAPES (Action type: I&DT)


Cultura
Currículo
Política
Pós-graduação


Isabel Menezes


Fátima Pereira

José Pedro Amorim

Manuela Ferreira

Marta Sampaio

Sofia Marques da Silva


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Coord.)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

cover