CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação
Sobre
A comunidade de práticas de investigação CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação/CIIE-FPCEUP é constituída por investigadores integrados do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e investigadores colaboradores que desenvolveram, ou estão a desenvolver, as suas dissertações de doutoramento ou de mestrado em Ciências da Educação, professores ou técnicos de educação em diferentes domínios da educação formal, nomeadamente em Agrupamentos de Escolas e Centros de Formação.
Enquanto comunidade prática de investigação, a CAFTe elege por objeto de estudo a educação formal, com especial foco em: políticas de educação e de avaliação e a sua relação com práticas curriculares que as concretizam em diferentes níveis de ensino; modelos de formação de professores na sua relação com conceções de educação e políticas que as suportam; tecnologias educativas na sua relação com o desenvolvimento de competências inerentes a uma sociedade digital.
Na sua estrutura, a comunidade CAFTe tem como principais objetivos:
- promover a aproximação a uma prática de investigação colaborativa entre investigadores do CIIE e professores e outros técnicos que atuam em contextos de educação formal;
- produzir conhecimento que entrecruze os diferentes eixos que matriciam a CAFTe;
- investigar questões atuais do campo educacional; iv) disseminar o conhecimento produzido;
- sustentar redes de investigação com académicos europeus e do espaço lusófono, especialmente de Angola, de Moçambique, de S. Tomé e Príncipe e do Brasil.
- partilhar projetos de investigação em curso, sejam teses PhD, dissertações de mestrado, projetos de investigação financiados pela FCT ou projetos propostos pelos investigadores da comunidade CAFTe;
- debater perspetivas teóricas e metodológicas adotadas;
- refletir sobre o sentido/utilidade do conhecimento produzido tendo em conta que a educação formal é o contexto privilegiado;
- produzir artigos para disseminação, em revistas indexadas, do conhecimento produzido;
- organizar encontros científicos para partilha e análise do conhecimento que vai sendo produzido.
- Sessões do grande grupo CAFTe para: i) organização do plano anual; ii) análise de projetos propostos por elementos da comunidade CAFTe; iii) preparação de atividades a serem realizadas por cada subgrupo; iv) partilha, e reflexão coletiva, do trabalho realizado pelos diferentes subgrupos; v) balanço das ações desenvolvidas; vi) apresentação e discussão de orientações teórico-metodológicas; vii) análise de processos de divulgação do conhecimento produzido pela comunidade CAFTe; viii) organização de seminários e conferências temáticas abertas à comunidade académica e a outros investigadores e educadores.
- Sessões por subgrupos para: i) desenvolvimento dos trabalhos pelos quais ficaram responsabilizados do plano anual; ii) desenvolvimento dos projetos propostos à comunidade CAFTe; iii) sistematização do conhecimento produzido pelo subgrupo e organização da sua disseminação. No caso dos elementos da comunidade CAFTe que têm os seus lugares de trabalho em Angola, em Moçambique, em S. Tomé e Príncipe ou no Brasil, e que estão envolvidos em projetos de diversos subgrupos, a comunicação é feita online, mail ou outra forma de encontro a distância.
Website
https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html
Coordenadores
Equipa
- Amanda Dihl Moraes
- Angélica Monteiro
- Carla Figueiredo
- Carlinda Leite
- Duarte Nuno Duarte
- Fátima Sousa-Pereira
- José Carlos Bronze
- Lillian Nobre Pinheiro
- Marta Pinto
- Marta Sampaio
- Paulo Marinho
- Preciosa Fernandes
- Richelme Costa
- Rita Barros
- Thyene Bürkle
Contactos
CAFTe/CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto, Portugal
Tel.: +351 22040063
Email: cafte@fpce.up.pt