Membros Colaboradores
Professor(a) auxiliar
Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
Telefone
+ 351 220425285 (ext 285)
Paula Maria Fazendeiro Batista. Concluiu o(a) Doutoramento em |PhD in Sport Science|| Doutoramento em Ciências do Desporto em 2008 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em |Master in Sport Science| Mestrado em Ciências do Desporto em 1995 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto e Licenciatura em |Physical EDucation and Sport| Desporto e Educação Física em 1989 pelo(a) Instituto Superior de Educação Física do Porto. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. Publicou 106 artigos em revistas especializadas. Possui 40 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Organizou 11 evento(s). Participou em 1 evento(s). Orientou 5 tese(s) de doutoramento e coorientou 6. Orientou 121 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 10. Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 9 projeto(s), Investigador responsável em 6 projeto(s) e Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica.; Competência profissional; Educação Física; identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica; Professor Cooperante; Supervisão; Revisão Sistemática; Formação de Professores; Identidade Profissional; histórias de vida de professores; rejuvenescimento do corpo docente; diálogos intergeracionais; repositório de histórias de ensino e formação; .
2008 – Doutoramento em Ciências do Desporto – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
1995 – Mestrado em Ciências do Desporto – Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
1989 –Licenciatura em Desporto e Educação Física em 1989 – Instituto Superior de Educação Física do Porto, Portugal
Identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica.; identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica.
Empowering pre-service teachers as practitioner researchers toward PE inclusive practices
A relação entre a universidade e a escola no estágio supervisionado em Educação Física: estudo de casos múltiplos / Relation between university and school in Physical Education school placement: multiple case study
CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and intergenerational dialogues
Proyecto Interdepartamental de Metodología Aprendizaje-Servicio (ApS) en contextos vulnerados de la Comunidad de Madrid: Educación Inclusiva, Justicia Social y Desarrollo Sostenible /Interdepartmental Project of Learning-Service Methodology (ApS) in vulnerable contexts of the Madrid Community
PRO(F)LITERACY – Competence Based Development Programme for Financial Literacy
The new “adult” generations face difficulties in shaping their future, especially with regard to the pursuit of personal and financial independence and the exploration of new professional directions.
Indeed, the absence of “simple” key competences for lifelong learning and innovative and entrepreneurial thoughts and attitudes, based on empowerment and awareness-oriented financial education, is the motto for the emergence and/or perpetuity of phenomena of social exclusion, social inequality, unemployment, dependence on social systems, etc.
In this context we have identified an important and neglected social problem:
- Social exclusion arising from a set of fracturing socioeconomic problems in today's societies, related to the low level of financial literacy of families (especially young people) and the inability of systems (especially educational, social and family) in solving it.
In order to solve the social problem and the needs of young people we intend to develop a programme called PRO(F)LITERACY - Competence Based Development Programme for Financial Literacy. Focused on empowering young people and social workers who intervene daily with young people, the programme aims to promote the personal, social and professional development of new “adult” generations by developing key competences for lifelong learning and entrepreneurial thoughts and attitudes (including, in large-scale, financial literacy competences).
The programme is intended as a means of understanding individual opportunities and capacities in building the life project and responding to one's own problems and needs and enabling action, emphasizing the role of young people in building society and their own course.
BLA - Be Like an Athlete
Entrepreneurship & Youth Empowerment - Competence Based Development Programme for Social Inclusion and Employment (EYE)
APRENDIZAJE-SERVICIO UNIVERSITARIO EN ACTIVIDAD FISICA Y DEPORTE. OPORTUNIDAD PARA LA INCLUSION SOCIAL
En el marco descrito, nuestro objeto de estudio será facilitar la inclusión social de los colectivos desfavorecidos desde el Aprendizaje-Servicio centrado en la Actividad Física y el Deporte (AFD).
A partir del objeto planteado, es nuestra intención indagar principalmente en las siguientes cuestiones: ¿Cuál es el impacto que tiene el Aprendizaje-Servicio Universitario en cada uno de los agentes implicados? ¿Qué indicadores nos pueden ayudar a evaluar la calidad de las prácticas realizadas en este ámbito? ¿Es factible la elaboración de una guía que ayude a los diversos colectivos a diseñar y desarrollar actuaciones de calidad vinculadas a la Actividad Física y el Deporte para colectivos en riesgo social desde el ApS U?
For a Supervised practicum Pedagogy: From the proposal of PE training teachers to the reception and monitoring of school teaching |Por uma pedagogia do estágio supervisionado: da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola
PRO(Impact) - Working Toward Social Impact, Youth Workers Mobility
Empowering pre-service teachers as practitioner researchers toward PE inclusive practices
A relação entre a universidade e a escola no estágio supervisionado em Educação Física: estudo de casos múltiplos / Relation between university and school in Physical Education school placement: multiple case study
CINQUENTA ANOS DE DOCENCIA: FATORES DE MUDANÇA E DIALOGOS INTERGERACIONAIS / Fifty years of teaching: changing factors and intergenerational dialogues
Proyecto Interdepartamental de Metodología Aprendizaje-Servicio (ApS) en contextos vulnerados de la Comunidad de Madrid: Educación Inclusiva, Justicia Social y Desarrollo Sostenible /Interdepartmental Project of Learning-Service Methodology (ApS) in vulnerable contexts of the Madrid Community
PRO(F)LITERACY – Competence Based Development Programme for Financial Literacy
The new “adult” generations face difficulties in shaping their future, especially with regard to the pursuit of personal and financial independence and the exploration of new professional directions.
Indeed, the absence of “simple” key competences for lifelong learning and innovative and entrepreneurial thoughts and attitudes, based on empowerment and awareness-oriented financial education, is the motto for the emergence and/or perpetuity of phenomena of social exclusion, social inequality, unemployment, dependence on social systems, etc.
In this context we have identified an important and neglected social problem:
- Social exclusion arising from a set of fracturing socioeconomic problems in today's societies, related to the low level of financial literacy of families (especially young people) and the inability of systems (especially educational, social and family) in solving it.
In order to solve the social problem and the needs of young people we intend to develop a programme called PRO(F)LITERACY - Competence Based Development Programme for Financial Literacy. Focused on empowering young people and social workers who intervene daily with young people, the programme aims to promote the personal, social and professional development of new “adult” generations by developing key competences for lifelong learning and entrepreneurial thoughts and attitudes (including, in large-scale, financial literacy competences).
The programme is intended as a means of understanding individual opportunities and capacities in building the life project and responding to one's own problems and needs and enabling action, emphasizing the role of young people in building society and their own course.
BLA - Be Like an Athlete
Entrepreneurship & Youth Empowerment - Competence Based Development Programme for Social Inclusion and Employment (EYE)
APRENDIZAJE-SERVICIO UNIVERSITARIO EN ACTIVIDAD FISICA Y DEPORTE. OPORTUNIDAD PARA LA INCLUSION SOCIAL
En el marco descrito, nuestro objeto de estudio será facilitar la inclusión social de los colectivos desfavorecidos desde el Aprendizaje-Servicio centrado en la Actividad Física y el Deporte (AFD).
A partir del objeto planteado, es nuestra intención indagar principalmente en las siguientes cuestiones: ¿Cuál es el impacto que tiene el Aprendizaje-Servicio Universitario en cada uno de los agentes implicados? ¿Qué indicadores nos pueden ayudar a evaluar la calidad de las prácticas realizadas en este ámbito? ¿Es factible la elaboración de una guía que ayude a los diversos colectivos a diseñar y desarrollar actuaciones de calidad vinculadas a la Actividad Física y el Deporte para colectivos en riesgo social desde el ApS U?
For a Supervised practicum Pedagogy: From the proposal of PE training teachers to the reception and monitoring of school teaching |Por uma pedagogia do estágio supervisionado: da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola
PRO(Impact) - Working Toward Social Impact, Youth Workers Mobility
|PITE - Construction of professional identity and teaching perspectives in the context of initial teacher education: an international overview |PITE - Construção da identidade profissional e perspetivas de ensino no contexto da formação inicial de professores: uma visão internacional
Identification of the characteristics and strategies of the process of building the professional identity of PE and sport |Identification des caractéristiques et des stratégies du processus de la construction de l’identité professionnelle des étudiants de l’education physique et sportive en Algérie
A construção do conhecimento profissional em contexto de estágio por recurso a metodologias ativas de aprendizagem e de autoscopia
Projetos de Inovação Pedagógica
Adaptation and validation of a questionnaire to Portuguese: perceptions of preservice teachers abo|Adaptação e validação de um questionário para português: perceções dos estudantes-estagiários acerca do processo formativo vivenciado em contexto de estágio e do seu contributo para a vida profissional
UNDERSTANDING THE DYNAMIC NATURE OF STUDENT LEARNING AND IDENTITY: THE CASE OF SPORTS COACHING STUDENTS
The role of the school placemnet in the (re) construction of Professional Identity in the context of Physical Education: study with a FADEUP practicu |O papel do estágio profissional na (re)construção da identidade profissional no contexto da educação Física: estudo num núcleo de estágio da FADEUP
The role of the professional practicum in the (re)construction of the professional identity in the context of Physical Education
Journal article
Student’s perspectives about their learning profile before and after Covid-19
Moura, André; Graça, Amândio; MacPhail, Ann; Batista, Paula
Journal article
Aprendizage Basado em Proyectos em la formación inicial de professorado: la construcción de instrumentos pedagógicos virtuales para la enseñanza de Educación Física
Elsa Ribeiro-Silva; Santos-Pastor Maria; Amorim, Catarina; Batista, Paula
Journal article
Road Racing Event Management Satisfaction: A Scoping Review of the Literature in Different Populations
Sandra Ferreira; Paula Batista; Juan Antonio Sánchez-Sáez; Javier Sánchez-Sánchez; Maria José Carvalho
Journal article
Encouraging Students to Co-Construct and Co- and Self-Regulate Their Learning Within a Cooperative Learning Environment in Physical Education
André Moura; Ann MacPhail; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Educating Teachers for Sustainability and Social Justice: A Service-Learning Project in Physical Education Initial Teacher Education
Elsa Ribeiro-Silva; Mariana Amaral-da-Cunha; Paula Batista
Journal article
Providing physical education preservice teachers with opportunities to interrogate their conceptions and practices of assessment
André Moura; Ann MacPhail; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Construção de Instrumentos Pedagógicos Digitais para o ensino da Educação Física: Uma experiência de aprendizagem baseado em projeto.
Ribeiro-Silva, E; Santos-Pastor, M; Amorim, Catarina; Batista, Paula
Journal article
Identidad Profesional Docente en la Educación Física: revisión integrativa de literatura.
Cisternas-Villalobos, C., ; Batista, Paula; Merellano, E.; Elsa Ribeiro-Silva
Journal article
Can Dynamic Breaks improve the intensity of Physical Education classes? A teaching experience of a pre-service teacher as a practitioner researcher
Castro Vieira, Daniel; Paulo Cunha, Fernando Manuel; Coelho da Silva, Ana Mafalda; Fazendeiro Batista, Paula Maria
Journal article
Construção de Instrumentos Pedagógicos Digitais para o ensino da Educação Física: Uma experiência de aprendizagem baseado em projeto.
Ribeiro-Silva, E; Santos-Pastor, M; Amorim, Catarina; Batista, Paula
Journal article
Road Racing Event Management Satisfaction: A Scoping Review of the Literature in Different Populations
Sandra Ferreira; Paula Batista; Juan Antonio Sánchez-Sáez; Javier Sánchez-Sánchez; Maria José Carvalho
Journal article
Providing physical education preservice teachers with opportunities to interrogate their conceptions and practices of assessment
André Moura; Ann MacPhail; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Encouraging Students to Co-Construct and Co- and Self-Regulate Their Learning Within a Cooperative Learning Environment in Physical Education
André Moura; Ann MacPhail; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Educating Teachers for Sustainability and Social Justice: A Service-Learning Project in Physical Education Initial Teacher Education
Elsa Ribeiro-Silva; Mariana Amaral-da-Cunha; Paula Batista
Journal article
Student’s perspectives about their learning profile before and after Covid-19
Moura, André; Graça, Amândio; MacPhail, Ann; Batista, Paula
Journal article
Educar para a sensibilidade estética: uma experiência pedagógica em Educação Física
Monteiro, Jhessica Tracy Araújo de Oliveira; Lacerda, Teresa Oliveira; Batista, Paula Maria Fazendeiro
Journal article
Can Dynamic Breaks improve the intensity of Physical Education classes? A teaching experience of a pre-service teacher as a practitioner researcher
Castro Vieira, Daniel; Paulo Cunha, Fernando Manuel; Coelho da Silva, Ana Mafalda; Fazendeiro Batista, Paula Maria
Journal article
Aprendizage Basado em Proyectos em la formación inicial de professorado: la construcción de instrumentos pedagógicos virtuales para la enseñanza de Educación Física
Elsa Ribeiro-Silva; Santos-Pastor Maria; Amorim, Catarina; Batista, Paula
Journal article
Identidad Profesional Docente en la Educación Física: revisión integrativa de literatura.
Cisternas-Villalobos, C., ; Batista, Paula; Merellano, E.; Elsa Ribeiro-Silva
Conference poster
Increasing intensity in Physical education classes using dynamic breaks
Vieira, Daniel; Cunha, Paulo; Batista, Paula
Conference abstract
The intensity of Physical Education classes: Enhancing strategy(s). [A intensidade das aulas de Educação Física: Estratégia(s) potenciadora(s)]
Vieira, Daniel; Cunha, Paulo; Batista, Paula
Journal article
Trends of Active Learning in Higher Education and Students’ Well-Being: A Literature Review
Ribeiro-Silva, Elsa; Amorim, Catarina; Aparicio-Herguedas, José; Batista, Paula
Journal article
Framing sport manager’s profile: A systematic review of the literature between 2000 and 2019
Santos, José; Batista, Paula; Carvalho, Maria José
Journal article
A docência como profissão: processos de profissionalização do ensino no Brasil/ Teaching as a profession: teaching professionalization processes in Brazil
Filho, Josué; Batista, Paula; Souza-Neto,Samuel
Journal article
Development of teacher professional knowledge throught colaborative practices in teacher education
Ferreira, Janaína; Souza-Neto,Samuel; Batista, Paula
Journal article
Avaliação para a aprendizagem no ensino do voleibol a alunos do secundário / Assessment for Learning in teaching volleyball to secondary students
Duarte Hugo; José Monteiro; Moura André; Batista, Paula; Maria Luisa Estriga
Book chapter
RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
André Moura; Amândio Graça; Paula Batista
Journal article
Framing sport managers’ profile: A systematic review of the literature between 2000 and 2019
José Miguel Santos; Paula Batista; Maria José Carvalho
Journal article
LA ENSEÑANZA COMO PROFESIÓN: PROCESOS DE PROFESIONALIZACIÓN EN BRASIL
Josué José Carvalho Filho; Paula Maria Fazendeiro Batista; Samuel de Souza Neto
Book chapter
Construir a Profissão na Formação de Professores de Educação Física: Processos, Desafios e Dinâmicas Entre a Escola e a Universidade/ Construction the profession within pPhysical Education teacher education: processes, challenges and dynamics between school and university
Amândio Braga dos Santos Graça
Book chapter
Reconstruindo conceções e práticas de avaliação: estudo com estagiários de educação Física/ Reconstructing assessment conceptions and practices: study with preservice teachers
Moura, André; Graça, Amândio Braga
Journal article
O estágio supervisionado em educação física no Brasil: uma scoping review de teses e dissertações [Supervised Practicum in Physical Education in Brazil: A scoping review of theses and dissertations]
Josué José de Carvalho Filho; Samuel De Souza Neto
Journal article
Physical education in pandemic context: An overview on curricular decisions
SILVA, ELSA
Journal article
Para a construção de uma escola ativa na dimensão extracurricular: estudo de caso numa escola portuguesa. [Building an active school in its extracurricular dimension: a case study in a Portuguese school]
Denise Nogueira Mendes; Fernando Paulo Cunha; O’Hara, Kelly
Journal article
Understandings and uses of assessment: case study with Spanish teacher educators
Moura, André; Amândio Braga dos Santos Graça. Corresponding author: Moura, André
Journal article
O valor da avaliação para a aprendizagem no ensino da educação física [The value of assessment for learning in physical education teaching]
Moura, André; Ana Mafalda Coelho da Silva; Amândio Braga dos Santos Graça. Corresponding author: Moura, André
Journal article
A aptidão física no contexto da Educação Física: Estudo com alunos do ensino secundário. [Physical fitness in the context of Physical Education: a study with secondary school students]
Rita Costa; Ana Mafalda Coelho da Silva; Denise Nogueira Mendes. Corresponding author: Rita Costa
Journal article
Building the profession within Physical Education teacher education: processes, challenges, and dynamics between school and university
Paula Fazendeiro Batista; Amândio Braga Graça
Journal article
Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade
Paula Fazendeiro Batista; Amândio Braga Graça
Conference abstract
Usos e Sentidos da Avaliação em Educação Física em Tempos de Pandemia: recortes de experiências de estudantes-estagiários. [Uses and Meanings of Assessment in Physical Education in Times of Pandemic: snippets of pre-service experiences]
SILVA, ELSA
Conference abstract
Dinâmicas de Orientação para o empoderamento: Reflexões de um estudante de doutoramento [Supervision dynamics for empowerment: Reflections of a PhD student]
André Moura 481A-3A69-3262. Corresponding author: André Moura 481A-3A69-3262
Conference abstract
Usos da tecnologia e da avaliação da aptidão física em Educação Física ¿Technology uses and assessment of physical fitness in Physical Education¿
Ana Mafalda Coelho da Silva. Corresponding author: Ana Mafalda Coelho da Silva
Conference abstract
Perception of the effect of training without swimming googles
Gomes, J; Villas-Boas, João; Ricardo, F; Susana, S
Conference abstract
Addressing the assessment theory-practice gap as a learning community
André Moura 481A-3A69-3262; MacPhail, Ann; Amândio Braga dos Santos Graça. Corresponding author: André Moura 481A-3A69-3262
Conference abstract
Engaging students in active learning: student teachers’ perceptions regarding PE teacher training in handball
Estriga, Maria Luísa; Nunes, B. Corresponding author: Estriga, Maria Luísa
Journal article
|Building the profession in physical education teacher education: Processes, challenges and dynamics between school and university. |Construir a profissão no contexto da formação de professores de educação física: Processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade
Batista, Paula; Graça,Amândio Braga dos Santos
Journal article
|Building an Active School in its extracurricular dimension: a case study in a portuguese school/ Para a construção de uma escola ativa na dimensão extracurricular: estudo de cado numa escola portuguesa
Denise Nogueira Mendes; Fernando Paulo Cunha; Kelly Lemos OHara; Paula Maria Batista
Journal article
Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature
Moura, André; Amândio Graça; Ann MacPhail; Paula Batista
Journal article
[Physical fitness in Physical Education context: Study with secondary school students] A aptidão física no contexto da Educação Física: Estudo com alunos do ensino secundário.
Costa, Rita; Silva, Ana B110-CAAo-43B7; Mendes, Denise; Batista, Paula
Journal article
[Experience in physical education school placement: The value of assessment for learning]. Experiência no estágio profissional em educação física: O valor da avaliação para a aprendizagem.
Moura, André; Silva, Ana; Graça, Amândio Braga; Batista, Paula
Journal article
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES
Josué José de Carvalho Filho; Paula Batista; Samuel De Souza Neto
Book chapter
Envolver-se para aprender: um estudo-piloto na formação de professores de Educação Física no ensino dos desportos coletivos. [Getting involved to learn: a pilot study in PE teacher education on team sport games teaching]
Estriga, Maria Luísa
Journal article
Construir a profissão no contexto da formação de professores de educação física: Processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade [Building the profession in the context of physical education teacher education: Processes, challenges and dynamics between school and university]
Amândio Braga dos Santos Graça
Journal article
O ensino on-line em período de confinamento: Perspetivas de estudantes-estagiários/as de educação física. [Online teaching during lockdown: Physical Education pre-service teachers’ perspectives]
Amaral-da-Cunha, Mariana; SILVA, ELSA; O’Hara, Kelly; Amândio Braga dos Santos Graça
Journal article
|Professional identity evaluation scale construction of the bacharel in physical education|Escala de evaluación de la constitución de la identidad profesional del bacharel en educación física
Anversa, Ana; Sousa, Vania; Both, Jorge; Batista, Paula; Oliveira, Amauri
Journal article
Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher
Amaral-da-Cunha, Mariana; Graça, Amândio; Batista, Paula; MacPhail, Ann
Book chapter
|The training potential and challenges to supervisory practices in communities of practice: Sustained reflection in a pedagogical experience in the context of Physical Education school placement| O potencial formativo e os desafios às práticas de supervisão em comunidades de prática: Reflexão sustentada numa experiência pedagógica em estágio de educação física
Batista, Paula
Journal article
A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]
Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
Adaptação e validação do instrumento Percepção do Estudante Estagiário sobre a Formação Inicial em Educação Física (PEEFI) (Adaptation and validation of the instrument Perception of Student-Trainee about the Initial Training in Physical Education (PEEFI))
Costa, Luciane Cristina Arantes da; Farias, Gelcemar Oliveira; Both, Jorge; Flores, Patric Paludett; Santos, Marcos Roberto dos; Batista, Paula; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
Dinâmica e Valor do Desporto Escolar no contexto da Gestão da Escola La Salle Manaus.
Batista, Paula; Paiva, Lúcia; Carvalho, Maria José
Journal article
Escala de avaliação da constituição da identidade profissional do bacharel em educação física (Assessment scale of the constitution of professional identity of the bachelor in physical education) (Escala de evaluación de la constitución de la identidad pr
Ana Luiza Barbosa Anversa; Vânia de Fátima Matias de Souza; Jorge Both; Luciane Cristina Arantes Da Costa; Paula Batista; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira
Conference abstract
Desafios no ensino da didática na formação de professores de educação física.
Batista, Paula; Maria Luisa Estriga
Conference abstract
Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física.
Batista, Paula; Andre Pisco de Moura; Maria Luisa Estriga
Conference abstract
Sport Managers’ Profile: A Systematic Review
Batista, Paula; Maria José Carvalho
Journal article
|Learning to be a teacher in practicum context: A study using timelines on biographical interviews |Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica
Patrícia Maria Silva Gomes; Paula Maria Leite Queirós; Paula Maria Fazendeiro Batista
Journal article
|How students from initial teacher education understand and deal with formative and shared assessment |Como los estudiantes de la formación inicial del profesorado perciben y tratan la evaluación formativa y compartida
Moura, André; Batista, Paula; Víctor M López-Pastor
Journal article
The use of assessment for learning in Physical Education classes: preservice teacher's perceptions
Paula Fazendeiro Batista; Moura, André
Journal article
Students as active learners on their assessment process in an acrobatic gymnastics unit: study in preservice physical education teachers’ school placement
Paula Fazendeiro Batista; Moura, André
Journal article
|Evaluate to Learn in Teaching Acrobatic Gymnastics at the school placement |Avaliar para aprender no ensino da ginástica acrobática em contexto de estágio
Silva, Ana Mafalda; Batista, Paula
Journal article
|Assessment for learning in Acrobatic Gymnastic teaching at school placement| context Avaliar para aprender no ensino da ginástica acrobática no contexto de estágio
Silva, Ana; Moura, André; Batista, Paula
Journal article
|Physical Education Assessment: What do we know? Where are we? Where do we want to go?| Avaliação em educação Física: o que sabemos? onde estamos? para onde queremos
BATISTA, PAULA MARIA FAZENDEIRO
Book chapter
| Assessment as a bridge between teaching and learning: Strategies and examples for a reconfiguration of Physical Education assessmen| Avaliação. como ponte entre o ensinar e o aprender: Estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em educação física
Batista, Paula; Moura, André; Graça,Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|Consider assessment in Physical Education oriented for learning| Ponderar a avaliação em educação física orientada para a aprendizagem
Amândio Braga dos Santos Graça; Batista, Paula; Moura, André
Journal article
From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher
Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio; MacPhail, Ann
Conference abstract
Professional Identity and Teaching Perspectives Construction in Teacher Education: Project PITE
Batista, Paula; Ribeiro-Silva, E.; Aparício, J.
Conference abstract
Como é que os alunos percebem o uso da avaliação para a aprendizagem nas aulas de Educação Física?
Moura, André; Silva, Ana; Batista, Paula
Conference abstract
O valor Formativo da avaliação para a aprendizagem: Perceções de uma estudante-estagiária
Silva, Ana; Batista, Paula
Conference abstract
Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física
Moura, André; Silva, Ana; Martins, Catarina; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Teaching handball at school: a pedagogical experience in physical education practicum
Estriga, Maria Luísa Dias; Costa, R.; Graça, Amândio; Ferreira, A; Batista, Paula
Conference paper
|Active School in its extracurricular dimension: Perception of the school community|Escola Ativa na sua dimensão extracurricular: Perceção da comunidade escolar
Batista, Paula; Cunha, Paulo; O'Hara Kelly; Mendes, Denise; Santos, Inês; Familiar, Renata
Conference paper
Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física
Moura, André; Silva, Mafalda; Martins, Catarina; Graça,Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula
Journal article
|The practicum experience: the impact and the first experiences of the trainee student of Physical Education |A experiência de estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de Educação Física
Irene Barros; Ana Rita Pacheco; Paula Batista
Journal article
Becoming a physical education teacher during formalised school placement: A rollercoaster of emotions
Alves, Margarida; MacPhail, Ann; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
|Professional identity and teaching perspectives construction in teacher education: an international overview |Construção da Identidade profissional e perspetivas de ensino no contexto da formação inicial de professores: uma visão internacional
Batista, Paula; Silva, Elsa
Journal article
|Cycles of professional trajectory in physical education teaching career |CICLOS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NA CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Farias, Gelcemar Oliveira; Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio; Nascimento, Juarez Vieira do
Journal article
|Impact of student-centered models implementation on volleyball learning |Impacto da implementação de modelos centrados no aluno na aprendizagem do voleibol
Batista, Paula; Moura, André
Book
|The Role of the School Placement in the Professional Idnetity Construction: the actors perspective| O papel do estágio na reconstrução da identidade profissional: a perspetiva dos atores
Teixeira, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos
Conference abstract
Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores
Moura, André; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
From assessment for ranking toward assessment for learning: An action research study in preservice physical education teacher education during a year-long school placement
Moura, André; Graça, Amândio; MacPhail, Ann; Batista, Paula
Conference abstract
O Papel do Diretor de Turma na dinâmica relacional entre a escola e a família
Pacheco, A.R.; Cunha, M.; Batista, Paula
Conference paper
Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores
Moura, André; Graça, Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula
Conference paper
O Papel do Diretor de Turma na dinâmica relacional entre a escola e a família
Batista, Paula; Pacheco, Rita; Amaral-da-Cunha, Mariana
Journal article
|The formative value of communities of practice in the construction of Professional identity|O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional
Alves, Margarida; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
Validation of the Portuguese version of the ‘teachers Perceptions about the Profession’ Questionnaire
Batista, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana; Marques, Elisa; Sousa, Tiago
Journal article
| The role of the cooperating teacher in the context of physical education teacher training: The cooperating teacher’s perspectiveO papel do professor cooperante no contexto da formação de professores de Educação Física: A perspetiva dos professores cooperantes
Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga
Book chapter
|School Placement a determining stage in the profession entering| .EstágioProfissional: Etapa determinante na entrada na profissão
Paula Maria Leite Queirós; Batista, Paula
Conference abstract
Reflexões de uma Experiência Pedagógica no Ensino do Andebol Alicerçada numa Dinâmica Colaborativa entre a Escola e a Faculdade
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Tulha, A; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference abstract
Ensaio curricular com modelos de ensino centrados no aluno: um estudo em voleibol no ensino secundário
Moura, André; Bacalhau, B.; Moura, L.; Monteiro, J.; Batista, Paula
Conference abstract
Preservice Teacher Empowerment Through a Model Based on a School-university Collaborative Practice: A Pilot Study in PE Handball Classes
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M.; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference abstract
The Impact of a Handball Teaching Unit on Students' Game Play Competence: an Action Research-Based Intervention
Estriga, Maria Luísa Dias; Batista, Paula; Ferreira, A; Cunha, M; Graça, Amândio
Conference abstract
Today I am here, tomorrow I don’t know: tales of the unexpected life when being an early career researcher
Alves, M.; Batista, Paula
Conference abstract
Sobre os lugares e os discursos da formação inicial de professores de Educação Física
Graça, Amândio; Batista, Paula; Queirós, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana
Conference abstract
As experiências emocionais de estudantes-estagiárias de educação física e o seu contributo para o processo de aprender a ser professor
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
A construção de uma identidade profissional como orientador de estágio. O caso de dois professores cooperantes de Educação Física
Cunha, M; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática
Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
O papel das emoções na configuração de uma Identidade profissional durante o Estágio profissional
Alves, M.; Batista, Paula
Conference abstract
A construção do conhecimento profissional em contexto de estágio por recurso a metodologias ativas de aprendizagem: um projeto de inovação pedagógica
Batista, Paula; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference abstract
A construção da identidade profissional em contexto de estágio profissional: Reflexões de uma estudante-estagiária de Educação Física
Pacheco, A; Cunha, M; Batista, Paula
Conference abstract
O timeline enquanto instrumento de reflexão acerca do proocesso de aprender a ser professor: estudo com estudantes-estagiários de Educação Física
Batista, Paula; Alves, M; Gomes, P; Amaral-da-Cunha, Mariana
Conference abstract
Perspetivas do professor cooperante acerca da sua ação no processo de orientação de estudantes-estagiários de Educação Física
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
O papel das emoções no processo de aprendizagem de estudantes-estagiários de Educação Física
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
|Teacher’s identity: Challenges posed by globalization |A identidade do professor: desafios colocados pela globalização
CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA; BATISTA, PAULA MARIA FAZENDEIRO; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS
Journal article
Reconstructing a supervisory identity:The case of an experienced physical education cooperating teacher.
Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; MacPhail, Ann; Graça, Amândio
Journal article
Latent learning in the work place: the placement experiences of student-coaches
Gomes, Rúben; Jones, Robyn L.; Batista, Paula; Mesquita, Isabel
Journal article
|Physical Education teachers’ Identity: A biographical and relational process |A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
|The perception of competences of sports managers in terms of professional experience |A percepção de competências dos gestores desportivos em função da experiência profissional
Batista, Paula Maria; Joaquim, Bárbara; Carvalho, Maria José
Journal article
|Narratives about Physical Education teacher education in practicum context |Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
|The supervisory role as a factor of continuing professional learning of physical education cooperating teacher|A função da supervisão como factor de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física
Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS
Journal article
|Professional identity in analysis: a systematic review of the literature |A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura
Vozniak, Luciano; Mesquita, Isabel; Batista, Paula Fazendeiro
Book chapter
|The value of communities of practice in coache education: from individual to collaborative learning| O valor das comunidades de prática na formação de treinadores: Da aprendizagem individual à colaborativa
Gomes, Rúben; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Batista, Paula
Book chapter
||Preservice teachers' perceptions of the tutoring process in the professional internship in sports training| Percepções dos estagiários sobre o processo de tutoria no estágio profissional em treino desportivo
Silva, Adriana; Batista, Paula; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Book chapter
Teacher training in equation| A formação de professores em equação
Graça, Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula; Queirós, Paula
Book chapter
|Supervised school placement: the experience of preservice teachers in the practice context| Estágio profissional supervisionado: A experiência de estudantes estagiários em contexto de prática
Batista, Paula; Costa, Marta; Graça,Amândio Braga dos Santos
Journal article
|The potential of the timelines to biographic interviews for preservice learning process |O potencial do timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários
Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
|Anticipatory socialization for the teaching profession: Study with physical education students|A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes do 2º ciclo em ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário
Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
| Reconfiguring and renewing initial training and practices in Physical Education: developing handball curriculum structured in student-centered teaching models |Reconfigurar e renovar a formação inicial e as práticas em Educação Física: Ensaio curricular de andebol estruturado em modelos de ensino centrados no aluno
Estriga, Maria Luísa Dias; Amaral-da-Cunha, Mariana; Ferreira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
School-university collaborative practices as a key for teachers’ professional development: The example of a physical education practicum
Batista, Paula; Graça, Amândio; Cunha, M
Conference abstract
Opportunities To Learn In The Professional Lifecycle: Initial Teacher Education And Induction In Dialogue
O'Grady, E; Conway, P; MacPhail, Ann; Batista, Paula; Graça, P; Amaral-da-Cunha, Mariana; Dickson, Beth
Manual
+ Movimento. Manual de Educação Física 5º e 6º anos de escolaridade
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
+ Movimento. Dossiê do Professor. Educação Física 5º e 6º anos de escolaridade.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Manual
+ Movimento. O meu caderno de Educação Física. Educação Física 5º e 6º anos de escolaridade
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Journal article
|Styles of supervision and reflection at the physical education practicum| Estilos de supervisão no contetxo de estágio em educação física
Machado, Manuela; Batista, Paula; Matos,Zélia Maria Roque Pinto
Journal article
|Linguistic and cultural translation and adaptation into Portuguese of the “A questionnaire for student teachers”. |Tradução e adaptação linguística e cultural para a língua portuguesa do “a questionnaire for student teachers”
Sousa, Tiago; Cunha, Mariana; Batista, Paula
Journal article
|Portuguese adaptation of the ‘l'éxpérience questionnaire by travail et santé des enseignantes’ |Adaptação portuguesa do questionário l' expérience de travail et santé des enseignantes
Batista, Paula; Resende, Rui
Book chapter
|Leadership profile and group learning in the context of the sports education model| Perfis de liderança e aprendizagem em grupo no contexto do modelo de educação desportiva
Meneses, ana; Oliveira, Joana; Silva, Sara; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula
Book chapter
|Characterization of physical activity levels and body composition of secondary school students at a school in the region of Funchal: study in normal weight, overweight and obesity adolescents| Caracterização dos níveis de atividade física e da composição corporal de alunos do ensino secundário de uma escola da região do Funchal: Estudo em adolescentes de peso normal, excesso de peso e obesidade
Costa, Cândida; Freitas, Gonçalo; Batista, Paula
Book chapter
|Place learning at the centre of Physical Education| (Re)colocar a aprendizagem no centro da Educação Física
Batista, Paula; Queirós, Paula
Book chapter
|Cooperating teacher: role and challenges in the Portuguese and Quebec context| Professor cooperante: papel e desafios no contexto Português e Quebequense
Batista, Paula; Borges, Cecília
Book chapter
Estágio Profissional: Etapa determinante na entrada da profissão
Batista, Paula; Queirós, Paula
Edited book
|Renewed challenges for learning in physical education|Desafios renovados para a aprendizagem em educação física
Ramiro, Rolim; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
The learning experiences of neophyte coaches during vocational training: the role of the tutor
Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel; Batista, Paula; Silva, A.; Gomes, R.
Conference abstract
O contributo da experiência de orientação na identidade profissional de professores cooperantes
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
O Estágio profissional: da estrutura organizativa à perceção dos intervenientes no contexto de ação
Batista, Paula; Queirós, Paula
Conference abstract
As ferramentas de mediação da aprendizagem na formação de professores de Educação Física
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
Estágio Profissional: etapa determinante na entrada da profissão docente
Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
The process of deconstructing coaching discursive 'truths' within a community of practice
Gomes, R.; Mesquita, Isabel; Jones, R; Batista, Paula; Farias, Cláudio
Conference abstract
O estágio profissional em Educação Física na perspetiva dos professores cooperantes
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
|The cooperating teacher profile in the context of teaching practice: A systematic review of the literature |O perfil do professor cooperante no contexto da supervisão de estágio profissional: um estudo de revisão sistemática
Silveira, Gonçalo Carlos; Batista, Paula Maria; Pereira, Ana Luísa
Journal article
Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on
Visual Evidence
A. da Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça, Amândio
Journal article
|Sources of knowledge perceived by coaches: study with handball coaches from the 1st men senior division in Portugal |FONTES DE CONHECIMENTO PERCEBIDAS PELOS TREINADORES: ESTUDO COM TREINADORES DE ANDEBOL DA 1ª DIVISÃO DE SENIORES MASCULINOS EM PORTUGAL
Cunha, Ana Filipa Vasquez Paulo; Estriga, Maria Luísa Dias; Batista, Paula Maria Fazendeiro
Journal article
|Anticipatory socialization for the teaching profession: Study with physical education students |A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo em estudantes de educação física
Gomes,Patrícia Maria Silva; Batista, Paula; Queirós, Paula
Journal article
|The school placement in analysis: Study with physical education preservice teachers |O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física
Gomes,Patrícia Maria Silva; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Graça,Amândio Braga dos Santos; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
Learning Through Practice: A Study with Physical Education Pre-Service Teachers
Gomes, Patrícia; Alves, Margarida; Queirós, Paula; Batista, Paula
Journal article
Construction and Reconstruction of Teachers Professional Identity: Preface
Batista, Paula; Queirós, Paula; Graça, Amândio; MacPhail, Ann
Journal article
Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio
Book chapter
|The Agency and Structure Processes in the Context of the school placement: The Voice of preservice teachers| Processos de Agenciamento e de Estrutura no Contexto do Estágio Profissional: A Voz dos Estudantes-Estagiários
Alves, Ana Margarida; Queirós, Paula; Batista, Paula
Book chapter
|The Role of the practicum in the (re)construction of Professional Identity in the context of Physical Education: Cartography of a research project| O Papel do Estágio Profissional na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física: Cartografia de um projecto de investigação
Batista, Paula
Book chapter
A reflection about the higher education of Physical Education professionals: from competence to the achievement of a Professional Identity| .Uma reflexão acerca da formação superior de profissionais de Educação Física: Da competência à conquista de uma Identidade Profissional
Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes
Book chapter
|Learning to be a teacher in a community of practice: a study with Physical Education preservice teachers| Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de Educação Física
Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça,Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|The initial training of Physical Education teachers in Portugal and its relationship with the Bologna Process| A formação inicial de professores de Educação Física em Portugal e a sua relação com o Processo de Bolonha
Costa, Marta; Batista, Paula; Graça,Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|A look at the physical education school placement: Representations of Portuguese public higher education preservice teachers| Um olhar sobre o estágio em educação física: Representações dos estagiários do ensino superior público português
Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula; Graça,Amândio Braga dos Santos
Book chapter
| Learning to be a teacher: The role of mediation agents in the initial training of Physical Education teachers| Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física
Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula
Book chapter
|The school placement in the context of the initial training of Physical Education teachers: Study in Portuguese public university institutions| .O estágio profissional no contexto da formação de professores de Educação Física: Estudo em instituições universitárias públicas portuguesas
Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|Physical Education Teacher Education in Portuguese Public Universities: From structure to fundaments| Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Públicas Portuguesas: Da estrutura aos fundamentos
Batista, Paula; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Amândio Braga dos Santos Graça
Book
|Crossed views on the quality of services in gyms: Manager and personal trainer skills| Olhares cruzados sobre a qualidade de serviços em ginásios: As competências do gestor e personal trainer
Batista, Paula; Guilherme, Lígia; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes
Edited book
|The school placement in the (Re) construction of the Teacher's Professional Identity| O Estágio na (Re)construção da Identidade Profissional do Professor
Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos; Queirós, Paula
Edited book
|Initial teacher education: Reflexion and research of professional practice|Formação inicial de professores: Reflexão e investigação da prática profissional
Batista, Paula; Queirós, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos
Edited book
|School Placement in the (re) construction of professional identity in Physical Education|O estágio na (re)construção da identidade profissional em Educação Física
Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos; Queirós., Paula
Edited book
|International Seminar Abstracts: The school placement in the (Re) construction of the Teacher's Professional Identity| de Resumos do Seminário Internacional (2014). O Estágio na (Re)construção da Identidade Profissional do Professor
Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos; Queirós, Paula
Conference abstract
Os processos de agenciamento e de estrutura no contexto do estágio profissional: A voz dos estudantes estagiários
Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
Entre a competência e a identidade profissional do estudante estagiário de educação Física
Batista, Paula
Conference abstract
O Papel do Estágio Profissional na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física: Cartografia de um projeto de investigação
Batista, Paula
Conference abstract
A construção da identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
Cardoso, I.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de Educação Física
Cardoso, I.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Um olhar sobre o estágio em Educação Física: Representações de estagiários do ensino superior público portuguê
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
O processo de aprendizagem na formação de professores: análise das ferramentas utilizadas pelos diferentes agentes mediadores
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
A questionnaire adjustment and validation for Portuguese language about the perceptions of pre-service student teachers about the educational process: final results
Oliveira, J.; Gomes, D.; Sousa, T.; Cunha, M.; Batista, Paula
Conference abstract
O papel do Professor Cooperante na formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Portuguesas: a visão normativa
Silva,T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas universidades públicas portuguesas: Da estrutura aos fundamentos
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
The beginning teachers: Who are they and how do they construct their professional Identity?
Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
Listening to the Pre-Service Teachers: Agency and Structure Within the Practicum
Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
Ser professor cooperante em Educação Física: Razões e sentidos
Batista, Paula; Silveira, G; Pereira, A.; Paula Batista; Gonçalo C. Silveira; Ana Luísa Pereira; Silveira, Gonçalo; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes
Conference abstract
Pre-service teachers’ discourses about the mission of Physical Education teachers: a study based in images depicting the practicum training experience
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
The Practicum in the understanding of Pre-service Physical Education Teachers from Portuguese Public Institutions of Higher Education
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio
Conference abstract
Learning to be a teacher: a study in a practicum group of Physical Education Pre-service Teachers
Gomes, P.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
Internal Consistency of a Questionnaire Assessing Training and Profession Perception in Pre-Service Teachers
Sousa, T.; Batista, Paula; Cunha, M.; Marques, E.
Conference abstract
Scaffolding Players' Learning: Current Challenges for Coach Education
Sousa, T.; Gomes, R.; Mesquita, Isabel; Jones, R.; Batista, Paula
Conference abstract
Professional Identity In Physical Education Teacher Education
Young, A; MacPhail, Ann; Martínez-Alvarez, L; Cunha, M; Graça, Amândio; Alves, M.; Queirós, Paula; Batista, Paula
Conference abstract
O estágio na (re)construção da identidade profissional do professor
Batista, Paula; Graça, Amândio; Queirós, Paula
Conference paper
O estágio profissional no contexto da formação inicial de professores de Educação Física: Estudo em instituições universitárias públicas portuguesas
Silva, Teresa; Graça,Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula
Journal article
|Teacher professional identity: a systematic review study |A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática
Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula
Journal article
|PE students’ beliefs and conceptions along their teacher training: A study in the public and private sectors in Portugal |Crenças e conceções de estudantes de educação física ao longo da formação inicial: estudo nos setores público e privado em Portugal
Albuquerque, Alberto Aires; Pinheiro, Cláudia Maria; Batista, Paula Fazendeiro
Journal article
\The competencies functional profile of Sports Managers: Case study of the Viseu High Sport Technicians ||Perfil funcional de competências dos gestores de desporto: Estudo caso dos técnicos superiores de desporto do distrito de Viseu.
Carvalho, Maria José; Joaquim, Bárbara; Batista, Paula
Journal article
|Physical education in Portuguese schools according to their professionals|La educación física en las escuelas portuguesas según sus profesionales
GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Batista, Paula
Journal article
|Sport in a school context and social skills development: systematic review of Portuguese and international academic production |O desporto em contexto escolar e o desenvolvimento de competências sociais: Revisão sistemática da produção académica em Portugal e a nível internacional
Marques, Pedro; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula
Journal article
|Motivational levels and learning in invasive collective sports games: a teaching experience in football and handball|Níveis motivacionais e aprendizagem nos jogos desportivos coletivos de invasão: Uma experiência de ensino nas modalidades de futebol e de andebol
Franco, Afonso; Estriga, Maria Luísa Dias; Batista, Paula
Journal article
|The role of the family in the (re) construction of Physical Education: a study with students and tutors|O papel da família na (re)construção da Educação Física: Um estudo com alunos e encarregados de educação
Alves, Ana Margarida; Batista, Paula
Book chapter
Dilemmas and difficulties of the preservice teacher during the practicum: a study centred on the teacher-student relationship| Dilemas e dificuldades do estudante-estagiário no decurso do estágio profissional: Estudo centrado na relação professor-aluno
Almeida, joão; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula
Book chapter
|Systematic review of the literature on social sciences.| Revisão sistemática da literatura em ciências sociais
Batista, Paula; Amaral-da-Cunha, Mariana
Book chapter
|The school placement as a space for professional training| O estágio profissional enquanto espaço de formação profissional
Batista, Paula
Book chapter
|Contribution of the sports education model to the involvement of students in the learning of acrobatic gymnastics| .Contributo do modelo de educação desportiva para o envolvimento dos alunos na aprendizagem da ginástica acrobática
Ferreira, Diana; Mota, Paulo; Batista, Paula
Book chapter
|Intensity of Physical Education classes for students in the 3rd grade of elementary educatio| .Intensidade das aulas de Educação Física em alunos do terceiro ciclo do ensino básico
Moreira, Paulo; Ribeiro, Vasco; Ribeiro, José; Teixeira, José; Pizarro, Ana; Carvalho, Rui; Batista, Paula
Book chapter
|Preservice teachers’ perceptions about the training process experienced in the practicum and its contribution to the profession| Perceções dos estudantes-estagiários acerca do processo formativo vivenciado em estágio e seu contributo para a profissão
Santos, Fernando; Gomes, João; Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula
Manual
Em Movimento. Manual de Educação Física do Ensino Secundário
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Em Movimento. L ivro do Professor. Educação Física do Ensino Secundário.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Journal article
|Professional competences in Physical Education: An approach along the educational career | Competências profissionais em Educação Física: Uma abordagem ao longo da carreira docente
Farias, G.O.; Do Nascimento, J.V.; Graça, A.; Batista, P.M.F.; Farias, Gelcemar; Juarez, Nascimento; Graça,Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula
Journal article
Self-efficacy, perceived training needs and coaching competences: The case of Portuguese handball
Mesquita, I.; Borges, M.; Rosado, A.; Batista, P.M.
Journal article
Practicum as a Space and Time of Transformation: Self-narrative of a Physical Education preservice teacher
Alves, Ana Margarida; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Batista, Paula
Journal article
|Prior experiences in the (re)configuration of professional identity: a study with PE preservice teachers |Experiencias previas en la (re)configuración de la indentidad profisional: Un estudio con estudiantes en práticas
Barros, Irene; Gomes,Patrícia Maria Silva; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula
Journal article
|From professional competence in Management to the tender procedure for the Superior Sports Technician |Da competência profissional em Gestão ao procedimento concursal do Técnico Superior de Desporto
Carvalho, Maria José; Joaquim, Bárbara; Batista, Paula
Journal article
Strategies to teach a hyperactive pupil in Physical education classes: A study with a pre-service teacher
Castro, Fernando; Batista, Paula; Soares, Susana
Journal article
|Promoting reflection on the PE school placement context: the cooperating teachers perspective |A promoção da reflexão no contexto de estágio profissional em Educação Física: Perspectiva dos professores cooperantes
Batista, Paula; Machado, Manuela; Alves, Ana Margarida; Matos,Zélia Maria Roque Pinto
Book chapter
|Competency representation in Adapted Physical Activity teachers| Representação de competência em professores de Atividade Física Adaptada
Batista, Paula; Graça, Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|A reflection on the higher education of Physical Education professionals. From competence to the achievement of a Professional Identity| Uma reflexão acerca da formação superior de profissionais de Educação Física. Da competência à conquista de uma Identidade Profissional
Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes
Book chapter
|The (re)configuration of professional identity in the formative space of the school placement| A (re)configuração da Identidade profissional no espaço formativo do Estágio Profissional
Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes
Book chapter
| Evolution of the professional perspectives of Physical Education and Sport students during their initial training in the public and private sectors| Evolução das perspectivas profissionais dos alunos da Educação Física e Desporto durante a sua formação inicial nos sectores público e privado.
Albuquerque, Alberto; Batista, Paula; Pinheiro, Cláudia; Costa, Marta
Book chapter
|The teacher in interaction. Written and Visual Reports| O professor em interação: Relatos Escritos e Visuais
Gomes, Patrícia Maria Silva; Sousa, Tiago; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula
Book chapter
|The school placement as a space for the development of the Professional Identity of preservice teachers: A pilot study with preservice teachers| O Estágio Profissional enquanto espaço de desenvolvimento da Identidade Profissional do Estudante Estagiário: Um estudo piloto com estudantes estagiários
Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Graça, Amândio Braga dos Santos
Conference abstract
The Portuguese Physical Education pre-service teachers’ learning process: A study using visual methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
The practicum as a space and time of transformation: a self-narrative of a physical education pre-service teacher
Alves, M.; Batista, Paula
Conference abstract
The Portuguese Physical Education Pre-Service Teachers’ Daily Tasks: a Study using Visual Methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
The experience of being a physical education pre-service teacher within a community of practice
Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
A construção da identidade profissional em contexto de estágio profissional: uma auto-narrativa de uma estudante-estagiária
Ferreira, A.; Batista, Paula
Conference abstract
Aprender a ser professor: um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física
Gomes, P.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.
Conference abstract
Discursos de professores cooperantes iniciantes e experientes acerca da função de orientação: um estudo com professores cooperantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Ferreira, A.; Pereira, A. L.; Silveira, G.; Batista, Paula; Ferreira, Cátia; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Silveira, Gonçalo
Conference abstract
O Estágio Profissional enquanto espaço de desenvolvimento da Identidade Profissional do Estudante-Estagiário: Um estudo piloto com estudantes-estagiário
Batista, Paula; Pereira, A. L.; Graça, Amândio
Conference abstract
The (re)construction of Professional Identity in the practicum context
Ferreira, C.; Gomes, P.; Pereira, A. L.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
Styles of Supervision in the context of a practicum group: a study with Cooperating Teachers of Physical Education
Silveira, G; Gomes, P.; Ferreira, C.; Pereira, A. L.; Batista, Paula
Conference abstract
The Role of anticipatory socialization and practicum experience to the (re)construction of Professional Identity: a study with pre-service teachers of Physical Education
Gomes, P.; Ferreira, C.; Batista, Paula; Pereira, A. L.
Conference abstract
O Papel da Família na (Re)concetualização da Educação Física: um Estudo com Alunos e Encarregados de Educação
Alves, M.; Batista, Paula
Conference abstract
A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa
Silva, T.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS
Conference abstract
O estágio enquanto espaço de socialização profissional: uma reflexão apoiada em alguns resultados empíricos de um projeto de investigação
Batista, Paula
Conference abstract
A perceção dos estudantes-estagiários acerca da sua formação durante o processo de estágio profissional: um estudo com estudantes estagiários de educação física
Gomes, P.; Pereira, A.; Graça, Amândio; Batista, Paula
Conference abstract
The portuguese physical education pre-service teachers’ learning process: a study using visual methods
Cunha, M.; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, A. L.; Ferreira, A.
Conference abstract
A construção da identidade profissional no decurso do estágio profissional: Um estudo com estudantes-estagiários de educação física
Ferreira, A.; Batista, Paula
Conference paper
A construção da identidade profissional no decurso do estágio profissional: Um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física
Batista, Paula; Alves, Ana Margarida
Conference paper
Estágio Profissional enquanto espaço de desenvolvimento da Identidade Profissional do Estudante Estagiário: Um estudo piloto com estudantes estagiários
Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Graça, Amândio Braga dos Santos
Conference paper
A construção da identidade profissional no decurso do estágio profissional: Um estudo com estudantes estagiários de educação física
Ferreira, Ana; Batista, Paula
Manual
Em Movimento. Manual de Educação Fíisica do 2º Ciclo.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Manual
Em Movimento. Manual de Educação Física do 3º Ciclo
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Manual
Em Movimento. Livro do Professor. Educação Física 2º Ciclo. Edições Asa II, S.A., Porto.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Em Movimento. Guia do Professor. Educação Física 3º Ciclo
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Journal article
|Representations of competence by the sport professionals |Representações dos profissionais do desporto acerca do conceito de competência profissional
Batista, Paula; GRAÇA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS; Matos,Zélia Maria Roque Pinto; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro
Journal article
|Beliefs and expectations constituted along teaching career in physical education | Crenças e expectativas Constituídas Ao Longo Da Carreira Docente Em Educação física
Farias, G.O.; Do Nascimento, J.V.; Graça, A.; Batista, Paula
Journal article
|Entering the coaching career and recognition of the coach education agencies. A study of portuguese coaches' academic education level andprofessional experience | Acesso à carreira de treinador e reconhecimento das entidades responsáveis pela formação: Um estudo com treinadores portugueses em função do nível de escolaridade e da experiência profissional
Gomes, R.E.; Isidro, A.S.M.; Batista, P.M.F.; Mesquita, I.M.R.
Journal article
|Systematic review on the competencies profile of the sport managers | Revisão sistemática sobre o perfil de competências do gestor desportivo
Joaquim, B.A.; Batista, P.M.; Carvalho, M.J.
Journal article
The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers
Batista, Paula Maria Fazendeiro; Graça, Amândio Braga dos Santos; Pinto, Zélia Maria Matos de Almeida Roque; Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Journal article
|Self-perception of professional competencies in sports professionals - the effect of the occupational area and experience |Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do Desporto: Efeito da área de intervenção e da experiência
Batista, Paula; Matos,Zélia Maria Roque Pinto; Graça, Amândio Braga dos Santos
Book chapter
|Competence Modelling: challenges facing at the school placement| Modelação da competência: desafios que se colocam ao estágio profissional
Batista, Paula
Conference paper
(Re)Construction of PE cooperating teachers' professional identity: Exploratory study
Silveira, Gonçalo; Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Graça,Amândio Braga dos Santos
Conference paper
Reasons and meanings to be a supervisor. A study with PE cooperating teachers
Silveira, Gonçalo; Batista, Paula; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Graça, Amândio Braga dos Santos
Conference paper
The role of a community of practice in the pracricum context: Reports of a Physical Education student
Gomes, Rúben; Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Batista, Paula
Conference paper
The professional practicum on the (re)construction of professional identity: Focus groups with pre-service teachers of Physical Education
Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Silveira, Gonçalo; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula
Conference paper
Indiscipline in retrospect by a self-narrative of a pre-service teacher of Physical Education
Ferreira, António; Batista, Paula; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference paper
Representação de competência em árbitros de andebol na categoria de não elite
Melo, António; Batista, Paula; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference paper
A precisão da tomada de decisão em árbitros de andebol portugueses de elite
Costa, Joaquim; Batista, Paula; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference paper
Handball teaching at School – a Pre-service teaching experience based on the Sport Education Model
Ferreira, António; Batista, Paula; Estriga, Maria Luísa Dias
Conference paper
Decision Making of Portuguese Handball Referees
Estriga, Maria Luísa Dias; Costa, Joaquim; Melo, António; Batista, Paula
Journal article
Reasons and meanings to be a supervisor: a study with cooperating teachers of Physical Education
Silveira, Gonçalo; Batista, Paula; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio
Journal article
Quality of Life of Physical Education Teacher: A study on teachers with long experience
Farias, G.; Graça, Amândio; Nascimento, J.; Batista, Paula; Both, J
Conference abstract
The experience of being a preservice teacher: A study with four preservice teachers of Physical Education
Costa, M.; Batista, Paula; Pereira, A. L.; Ferreira, C.; Graça, Amândio
Conference paper
Análise da instrução em estagiários de Educação Física no final do estágio pedagógico
Batista, Paula; Graça,Amândio Braga dos Santos; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Pereira, Fernando
Conference paper
Análise da instrução de treinadores de Voleibol em função da experiência profissional
Pereira, Fernando; Mesquita,Isabel Maria Ribeiro; Graça, Amândio Braga dos Santos; Batista, Paula
Conference paper
A reflexão no processo de formação inicial: Estudo caso de um Estudante Estagiário de Educação Física
Silva, Teresa Maria Leandro Sousa; Batista, Paula; Matos,Zélia Maria Roque Pinto
Conference paper
Transformação das concepções acerca da Educação Física e Desporto: Estudo com alunos de Ciências do Desporto durante a sua formação inicial nos sectores público e privado
silva, kele cristina da; Pereira Leite, Lucia; Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Sandra
Journal article
|Terms and characteristics associated with the competency. Comparative study of sports professionals who exercise their professional activity in different contexts of sports practice |Termos e características associadas à competência. Estudo comparativo de profissionais do desporto que exercem a sua actividade profissional em diferentes contextos de prática desportiva
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Self-perception of the Professional competence in teachers of Physical Education with different levels of Professional experience
Batista, Paula; Pereira, F.; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Evolution of the professional perspectives of Physical education and sport students during the under studies in the public and private sectors 2nd study
Batista, Paula; Albuquerque, A.; Pinheiro, C.
Conference abstract
Health indicators among students from seventh twenty grades – implication for physical education schools. study
Matos, Zélia; Batista, Paula; Duarte, J.; Silva, P.
Journal article
|Competence - between meaning and concept. Educational Contexts |Competencia entre significado y concepto
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Auto-percepção da Competência Profissional em Professores de Educação Física e Treinadores Desportivos
Figueiredo, P; Albuquerque, J; Bilhastre, S; Fernandes, R.; Batista, Paula
Conference paper
Autopercepção da Competência Profissional em Professores de Educação Física e Treinadores Desportivos
Figueiredo, Pedro; Albuquerque, João; Bilhastre, Simão; Fernandes, rRcardo; Batista, Paula
Manual
Movimento. Um Estilo de Vida. Ensino secundário 10º/11º/12º Anos
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Movimento. Um Estilo de Vida. Guia do Professor. Ensino Secundário.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Conference abstract
Etude de l'évolution des perspectives professionnelles des élèves d'éducation physique et sport pendant leur formation dans les secteurs public et privé
Albuquerque, A; Batista, Paula; Pinheiro, C
Manual
Em Movimento. Manual de Educação Física do 3º Ciclo.
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Em Movimento. Educação Física. Dossiê do Professor, Livro do Professor
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Conference abstract
What about young people? Meaning of their preferences – implications for Sport Pedagogy
Matos, Zélia; Batista, Paula; Queirós, Paula
Conference abstract
Knowing PE Real Students: Meaning of the preferences revealed by secondary level students
Matos, Zélia; Batista, Paula; Queirós, Paula
Conference abstract
The concept of competence held by health & fitness teachers
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Conference abstract
Exploração do conceito de competência aplicado ao campo profissional do pedagogo do desporto
Batista, Paula; Graça, Amândio; Matos, Zélia
Journal article
|Education in Values: students valuation as reflexion point for pedagogical activitiesA Educação em Valores: Valorações apresentadas pelos alunos como ponto de reflexão as actividade pedagógica
Matos, Zélia; Batista, Paula; Israel, N.
Journal article
Experiências de pré-socialização na profissão de professor de Educação Física. Implicações para as experiências de formação inicial
Matos, Zélia; Batista, Paula; Pinheiro, C
Manual
O Movimento. Manual de Educação Física do 2º Ciclo
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Em Movimento. Manual de Educação Física do 3º Ciclo
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo Lúcia
Manual
Em Movimento. Educação Física. Guia Prático, Livro do Professor
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Manual
Em Movimento. Educação Física. Princípios da Reorganização Curricular. Livro do Professor
Batista, Paula; Azevedo Avelino; Rêgo lúcia
Journal article
|Satisfaction with body image and self-esteem: a comparative study of adolescents involved in different levels of activity|Satisfação com a imagem corporal e auto-estima: Estudo comparativo de adolescentes envolvidas em diferentes níveis de actividade física
Batista, Paula
Journal article
|Characterization of the population competing for the prerequisites for the Degree in Sports Sciences and Physical Education. |Caracterização da população concorrente aos pré-requisitos para o curso de Licenciatura em Ciências do Desporto e de Educação Física
Batista, Paula; Matos,Zélia Maria Roque Pinto
Conference paper
A construção da identidade profissional em contexto de estágio profissional: Reflexões de uma estudante estagiária de Educação Física.
Pacheco, Rita; Amaral-da-Cunha, Mariana; Batista, Paula
Conference paper
Perceptions of Female Handball Players About Training Process During COVID-19
Isabella Cristina Rezende Vieira; Estriga, Maria Luísa. Corresponding author: Isabella Cristina Rezende Vieira
Conference paper
Rethinking Handball Teaching at School to Support Inclusion and Student Diversity
Estriga, Maria Luísa; Bruna Nunes; Amândio Braga dos Santos Graça. Corresponding author: Estriga, Maria Luísa