PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política

Síntese

Este grupo de investigação contribui para o objetivo geral do CIIE de promover sociedades mais inclusivas, igualitárias e justas, reconhecendo que uma parte importante das desigualdades sociais e educativas foi ampliada nas últimas décadas devido a transformações económicas, culturais, políticas e tecnológicas. Os desafios daí resultantes, como os relacionados com a precariedade e a pobreza, com as mudanças no mundo do trabalho/formação/educação, com o declínio dos níveis de confiança, ou com a necessidade de lidar com novas e velhas formas de diversidade e de discriminação, têm tido impacto nas políticas regionais, nacionais e europeias, na ação das instituições educativas e sociais e nas experiências, oportunidades e bem-estar de vários grupos. Seguindo diferentes linhas e perspectivas, este grupo de investigação debruça-se sobre estes desafios e impactos, analisando o modo como operam na produção e/ou reprodução de in/justiças, sociais e educativas, com enfoque nas comunidades - uma vez que a educação está inevitavelmente "em contexto" - e tendo em conta as tensões politizadas trazidas pelas diferenças e desigualdades de género, idade, incapacidade, literacia, socioeconómicas e migração, entre outras.


A investigação do PCEP tem uma ênfase particular nas políticas, comunidades e participação, focando-se em:

  • Análise das políticas educativas e sociais e dos seus impactos na inclusão social, na igualdade e no bem-estar;
  • Processos e experiências de participação em múltiplos contextos, incluindo a educação formal e não formal e experiências de carácter cívico e político, e o seu potencial para promover a aprendizagem, a capacitação e o desenvolvimento comunitário, em particular no que respeita a grupos e territórios desfavorecidos;
  • O acompanhamento e a avaliação sistemáticos de programas e projectos de intervenção educativa, social e comunitária que promovam a inclusão, a diversidade e o bem-estar, tanto dos indivíduos como das comunidades;
  • Articular, co-construir e partilhar conhecimentos com parceiros, decisores políticos e cidadãos (incluindo adultos e/ou membros de grupos especialmente vulneráveis) no âmbito de projectos e estratégias que possam envolver as artes e as culturas digitais, bem como outras abordagens inovadoras para a construção de contextos educativos significativos e potenciadores.

Estudantes: Ana Isabel Teixeira, Ana Moura, André Barros, Andreia Antunes, Bárbara Machado, Carmo Antunes, Carmo Gouveia, Carolina Gomes, Célia Rocha, Cláudia Ferreira, Daniel Vieira, Fátima Ginicolo, Hélia Rocha, Juliana Diógenes, Juliene Pereira, Lívia Mendes, Lucas Lago, Lucinda Saldanha, Márcia Dantas, Maria Faria, Maria Jesus, Maria Luís Queirós, Mariana Bacelar, Marlene Almeida, Miguel Correia, Patrícia Alves, Pedro Menezes, Ricardo Soares, Vera Cerqueira.

Coordenadores

Equipa

  • André Barros
  • Andreia Antunes
  • Bárbara Machado
  • Carolina Gomes
  • Cláudia Ferreira
  • Daniel Vieira
  • Hélia Rocha
  • Juliana Diógenes
  • Juliene Pereira
  • Lívia Mendes
  • Lucas Lago
  • Márcia Dantas
  • Maria Faria
  • Maria Jesus
  • Marlene Almeida
  • Teresa Martins

Contactos

pferreira@fpce.up.pt