Extensão e Recursos

Recursos e Materiais

Educação para a Cidadania Digital de Jovens

O manual Educação para a Cidadania Digital de Jovens é um manual digital sobre literacia mediática e cidadania digital em atividades de educação e formação formais e não formais com jovens. Este manual foi produzido no âmbito do projeto MINDtheGaps - Media Literacy Toward Youth Social Inclusion (2020-2021 | 2019-2-PT02-KA205-006226),...

ReGap - Booklet para educadores/as

O Booklet para Educadores/as apresenta os objetivos e as ideias subjacentes ao projeto ReGap - Reducing the Educational Gap for Migrants and Refugees in EU Countries with Highly Relevant E-Learning Resources Offering Strong Social Belonging (2017-2019 | 2017-1-NO01-KA204-034182), e apresenta uma introdução a todos os cursos do Regap. O booklet...

DISK - Transferibilidade e Guia de Implementação

O Guia de Transferibilidade e Implementação, desenvolvido no âmbito do projeto DISK - Digital Immigrants Survival Kit (2019-2022 | 2019-1-PT01-KA204-060898), resume a informação de base dos vários módulos (por exemplo, os gráficos dos mapas de competências, ou as dependências de competências em vários módulos) e descreve a implementação dos módulos.

COSI.ed - Plano de Divulgação e Exploração

O Plano de Divulgação e Exploração foi desenvolvido no âmbito do COSI.ed – Co-created Education through Social Inclusion (2021 - 2024 | 621365-EPP-1-2020-1-NO-EPPKA3-IPI-SOC-IN), e orientará os parceiros do projeto na divulgação dos objetivos e atividades do projeto, garantindo visibilidade em larga escala, sensibilizando para os temas do projeto e promovendo...

Manual 'Escola & Trabalho' que relação?

O Manual 'Escola & Trabalho' que relação? foi desenvolvido no âmbito do projeto UP2B – Boosting Up School Education to European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022 | 2019-1-PT01-KA201-061346). É um manual para uso de professores (pais e outros tutores também o utilizarão) e alunos/as, combinando diversas disciplinas escolares com...

Energiza a tua aula – Compêndio de atividades ‘Escola & Profissão’

O documento Energiza a tua aula – Compêndio de atividades ‘Escola & Profissão’ foi desenvolvido no âmbito do projeto UP2B – Boosting Up School Education to European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022 | 2019-1-PT01-KA201-061346), e consiste num conjunto de atividades pedagógicas reunidas num caderno, concebido para utilização em sala...

Comunidade de Prática (CoP) 'Escola e Trabalho' e Repositório Ativo de Ferramentas de Ensino

A plataforma Comunidade de Prática e Repositório Ativo de Ferramentas de Ensino 'School & Job' foi desenvolvida no âmbito do projeto UP2B – Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022 | 2019-1-PT01-KA201-061346). É uma plataforma online que promove a aprendizagem entre pares e a partilha...

'Boost-Up your class' Cidadania & Trabalho - Compêndio com Atividades Interativas

O Compêndio de Atividades de Cidadania e Trabalho ePills 'Boost-Up your class' foi desenvolvido no âmbito do projeto UP2B – Boosting Up School Education to European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022 | 2019-1-PT01-KA201-061346), e consiste num conjunto de atividades baseadas exclusivamente em ferramentas digitais. Estas atividades permitem que os/as...

Tutorial: Google Classroom na Escola

O Tutorial: Google Classroom na Escola foi desenvolvido no âmbito do projeto eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2019-2022 | 2018-1-ES01-KA201-050599). Considerando que desde a COVID-19 as escolas têm trabalhado com recursos educativos online para comunicar com professores/as e alunos/as, organizar o trabalho, submeter documentos, concluir tarefas e avaliações,...

Tutorial: Recursos Imersivos em Educação

O Tutorial: Recursos Imersivos em Educação, desenvolvido no âmbito do projeto eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2019-2022 | 2018-1-ES01-KA201-050599), explica as ferramentas mais gerais para a leitura, escrita e resolução matemática, imersivas e inclusivas, visando tornar as aulas espaços inclusivos através da tecnologia.

Tutorial: Segurança em Ambientes Digitais

O Tutorial: Segurança em Ambientes Digitais foi desenvolvido no âmbito do projeto eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2019-2022 | 2018-1-ES01-KA201-050599), e apresenta diretrizes básicas sobre como orientar os/as nossos/as alunos/as face a possíveis perigos no mundo digital.

Relatório sobre o estado da internacionalização da formação de professores

O relatório sobre o estado da internacionalização da formação de professores/as, desenvolvido no âmbito do projeto DITE: Diverse Internationalisation of Teacher Education (2021-2024 | 2021-1-PL01-KA220-HED-000031129) é o primeiro passo do projeto para descobrir e conceber um modelo universal e orientações para incorporar componentes internacionais na formação de futuros/as professores/as. A...

Manual de Mentoria Comunitária

O Manual de Mentoria Comunitária apresenta o conceito e o procedimento do programa de Mentoring Comunitário, desenvolvido dentro da projeto #Ibelong: Towards a Sense of Belonging in an Inclusive Learning Environment (2018-2021 | 2018-1-NL01-KA203-038965). Todo o material mencionado pode ser encontrado na caixa de material.

Auditoria de Sustentabilidade para Estudantes Europeus: Manual de Formação de Facilitadores/as

O Programa de Formação de Facilitadores/as prepara os/as facilitadores/as para o desenvolvimento e execução do programa de formação de auditores/as que prepara os/as estudantes para a realização de uma auditoria de responsabilidade social universitária (USR) através do Projeto ESSA - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648). O desenvolvimento do...

Auditoria de Sustentabilidade para Estudantes Europeus: Programa de Formação de Auditores/as

O Programa de Formação de Auditores/as foi desenvolvido no âmbito do Projeto ESSA - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648). Fornece um enquadramento para a formação de estudantes que irão realizar auditorias sobre responsabilidade social nas universidades e foi concebido para permitir que os/as estudantes participantes alcancem os seguintes...

Auditoria de sustentabilidade para estudantes europeus: Manuais de Auditoria

Os Manuais de Auditoria foram produzidos no âmbito do projeto ESSA Project - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648). O ponto culminante do programa de formação de auditores/as deste projeto é a realização de uma auditoria de cinco dias a uma instituição de ensino superior (IES). O manual de...

Auditoria de Sustentabilidade para Estudantes Europeus: Manual de Avaliação e Certificação

O desenvolvimento da abordagem de avaliação e certificação dos/as estudantes que participaram no projeto ESSA - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648) baseia-se em princípios de aprendizagem reflexiva e experimental. O processo de avaliação e certificação está estreitamente integrado no percurso de aprendizagem dos/as estudantes ESSA.
A abordagem de...

Normas de referência para a responsabilidade social das universidades

As Normas de Referência para a Responsabilidade Social Universitária fornecem um quadro para o projeto ESSA - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648), com as universidades participantes a receberem uma auditoria de acordo com os critérios subjacentes aos quatro temas-chave das normas:
1. Investigação, ensino, apoio à aprendizagem e...

Projeto ESSA: Relatório infográfico

Este Relatório Infográfico resume os elementos-chave do projeto ESSA - European Students Sustainability Auditing (2016-2019 | 2016-1-UK01-KA203-024648), juntamente com uma sinopse dos principais impactos observados entre as duas principais partes interessadas no projeto - estudantes e universidades.
Este relatório destina-se a universidades interessadas em executar uma versão do projeto ESSA...

Vídeo: Let´s talk about the MINDtheGaps project

O vídeo Let's talk about the MINDtheGaps project apresenta o projeto MINDtheGaps - Media Literacy Toward Youth Social Inclusion (2020-2021 | 2019-2-PT02-KA205-006226), os objectivos, as actividades e as possibilidades de participação.

Vídeos produzidos por jovens no MINDtheGaps

Os vídeos Isa-bela e Evolução foram produzidos por jovens no âmbito do projeto MINDtheGaps - Media Literacy Toward Youth Social Inclusion (2020-2021 | 2019-2-PT02-KA205-006226), que utiliza uma intervenção participativa baseada na formação em programação e desenvolvimento de recursos educativos multimédia de acesso aberto, com o intuito de capacitar os/as jovens...

Testes de usabilidade de recursos educativos digitais centrados na participação e inclusão social

Os testes de usabilidade de recursos educativos digitais focados na participação e inclusão social foram desenvolvidos no âmbito do projeto MINDtheGaps - Media Literacy Toward Youth Social Inclusion (2020-2021 | 2019-2-PT02-KA205-006226), com o objetivo de permitir que tutores/as, educadores/as e outras partes interessadas possam testar os níveis de usabilidade dos...

Choques Culturais no Ensino Superior - Guia de leitura para estudantes internacionais e docentes: como transformar incidentes críticos em oportunidades de aprendizagem

O Guia de Leitura sobre Choques Culturais no Ensino Superior foi desenvolvido no âmbito do projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751). Trata-se de uma coleção de experiências reais de conflitos interculturais de estudantes internacionais que foram recolhidas e analisadas utilizando o método de investigação-ação...

Guia de Leitura das Zonas Sensíveis

O Guia de Leitura das Zonas Sensíveis, desenvolvido no âmbito do projeto  SOLVINC – Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), fornece conhecimentos de base e enquadramento teórico para os casos concretos de conflito intercultural apresentados na coleção de incidentes críticos. Deste modo, fornece a leitores/as não familiarizados/as...

ANEXO Literatura sobre as zonas sensíveis

O Anexo com a Literatura sobre as Zonas Sensíveis, desenvolvido pelo projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students  (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), é uma coleção de fontes, constituída por livros, artigos de revistas e outras referências académicas. O objetivo desta tabela bibliográfica é permitir um acesso rápido à literatura...

Caderno de Atividades sobre Diversidade e Internacionalização no Ensino Superior

O Caderno de Atividades sobre Diversidade e Internacionalização no Ensino Superior foi desenvolvido no âmbito do projeto SOLVINC - Resolver conflitos interculturais com estudantes internacionais (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751). Este caderno de atividades oferece exercícios em seis módulos sobre diversidade e internacionalização que podem ser utilizados em formações sobre diversidade e...

Guia de Encontros Interculturais entre Estudantes: Estratégias institucionais para acolher a diversidade cultural no ensino superior

O Guia de Encontros Interculturais entre Estudantes, produzido no âmbito do projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), contém uma coleção de formatos existentes para encontros interculturais de estudantes, que foram analisados de acordo com os pontos fortes e fracos, e podem ser facilmente utilizados...

Um conjunto de 35 Incidentes Críticos

Este conjunto de 35 incidentes críticos (IC), produzido no âmbito do projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), é uma coleção de experiências reais de vida de conflitos interculturais de estudantes internacionais, que foram recolhidas e analisadas utilizando o método de investigação-ação e análise de...

SOLVINC Online Toolkit - Aprender com os choques culturais

O Toollkit Online "Aprender com os Choques Culturais" foi criado no âmbito do projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), e é destinado a estudantes, professores/as e pessoal de instituições de ensino superior que estejam, de alguma forma, envolvidos/as na mobilidade internacional: estudantes que planeiam...

Relatório de Análise Transversal e Conclusões – Integrating Cultural Diversity in Higher Education - HE4u2

Este Relatório de Análise Transversal e Conclusões foi desenvolvido no âmbito do projeto HE4u2 - Integrar a Diversidade Cultural no Ensino Superior (2016 - 2018 | 562237-EPP-1-2015-1-BE-EPPKA3-PI-FORWARD), e inclui duas partes principais:
- uma revisão da literatura existente sobre estratégias de ensino e aprendizagem para uma educação culturalmente inclusiva no...

A Participação Política da Juventude em Portugal - A participação política de jovens vista por dentro: perspetivas de ativistas sobre as formas, as causas, os motivos e o futuro.

O relatório ‘A participação política de jovens vista por dentro: perspetivas de ativistas sobre as formas, as causas, os motivos e o futuro’ foi desenvolvido no âmbito do Estudo sobre a Participação Política da Juventude em Portugal (2019-2021), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Um estudo que analisou a participação política...

A Participação Política da Juventude em Portugal - Relatório Síntese

O Relatório Síntese apresenta os principais resultados e resultantes reflexões do estudo sobre a Participação Política da Juventude em Portugal (2019-2021), promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho e Porto.
Este estudo tinha como principal objetivo explorar a participação política da juventude em...

A Participação Política da Juventude em Portugal - Formas emergentes de participação: Etnografia online com coletivos ativistas

O relatório ‘Formas emergentes de participação: Etnografia online com coletivos ativistas’ foi desenvolvido no âmbito do Estudo sobre a Participação Política da Juventude em Portugal (2019-2021), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este relatório apresenta os resultados da observação e análise de formas de ativismo juvenil com base na ação de...

Manual de Ferramentas para a Aprendizagem em Serviço – Metodologias Pedagógicas no Ensino Superior

O Manual de Ferramentas para a Aprendizagem em Serviço foi concebido no âmbito do projeto ENGAGE STUDENTS – Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning within HEIs curricula (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), e fornece uma visão baseada na evidência sobre a aprendizagem em serviço e sete abordagens práticas de ensino:...

Aprendizagem em Serviço. Um Manual para o Ensino Superior.

O manual Aprendizagem em Serviço. Um Manual para o Ensino Superior resulta do projeto ENGAGE STUDENTS - Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning within HEIs curricula (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), e tem por base a experiência prática de membros do projeto, pertencentes a cinco universidades parceiras na Europa...

Estudo sobre as Experiências de Estudantes com a Aprendizagem em Serviço - Relatório de Síntese

O relatório de síntese Estudo sobre as Experiências de Estudantes com a Aprendizagem em Serviço, desenvolvido no âmbito do projeto ENGAGE STUDENTS - Promover a Responsabilidade Social dos Estudantes através da Incorporação da Aprendizagem em Serviço nos currículos das IES (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), apresenta um estudo sobre as experiências de...

Service Learning Hub

O Service Learning Hub é um recurso desenvolvido no âmbito do projeto ENGAGE STUDENTS – Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning nos currículos das IES (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), para professores/as que desenvolvam atividades de aprendizagem em serviço nos seus cursos para combinar com necessidades de aprendizagem em...

Análise de Necessidades nas Comunidades Locais

A Análise de Necessidades nas Comunidades Locais, desenvolvida no âmbito do projeto ENGAGE STUDENTS – Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning nos currículos das IES (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), consistiu em três atividades principais:
- análise de stakeholders (universidade-comunidade) que conduziu, para além da criação de uma base...

Blue Paper - Compreender o papel da educação escolar na promoção da cidadania ativa

O Blue Paper ‘Compreender o papel da educação escolar na promoção da cidadania ativa’ foi produzido no âmbito do projeto CATCH-EyoU - Constructing AcTive CitizensHip with European Youth: Policies, Practices, Challenges and Solutions (2015-2018 | H2020-YOUNG-SOCIETY-2014), e resume as principais conclusões do WP6 do projeto em termos não técnicos para...

New roles and competences for teachers and school leaders in the digital age - Highlights Report 2021

O relatório 'New roles and competences for teachers and school leaders in the digital age' foi desenvolvido no âmbito do projeto EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2018-2022 | EAC-2018-0612). Destaca as principais conclusões de cinco artigos científicos e visa oferecer uma base para o...

Highlights Report - EEPN

O relatório Highlights Report foi produzido no âmbito do projeto EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2018-2022 | EAC-2018-0612), e resume os resultados da investigação documental realizada durante o primeiro ano do projeto.

Competências de cidadania ativa e de cidadania digital ativa na era digital

O relatório ‘Competências de cidadania ativa e competências de cidadania digital ativa na era digital’ foi desenvolvido no âmbito do projeto EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2018-2022 | EAC-2018-0612) e descreve o processo de investigação documental da Atividade 9 da EEPN sobre competências de...

NORADICA Conjunto de Infografias Educativas sobre a Radicalização e o Diálogo Inter-Religioso

O Conjunto de Infografias Educativas sobre Radicalização e Diálogo Inter-Religioso foi desenvolvido no âmbito do projeto NORADICA NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002).
O Consórcio Noradica desenvolveu o quadro teórico e empírico para construir uma descrição articulada de...

NORADICA Learning for Teaching Tools - Aplicação Web interativa para Docentes

A Aplicação Web Interativa para Docentes 'Learning for Teaching Tools' foi desenvolvida no âmbito do projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002).
Os parceiros desenvolveram uma aplicação web de ebook interativo para docentes a partir dos dados e...

NORADICATOONS 1 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

NORADICATOONS 2 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

NORADICATOONS 3 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

NORADICATOONS 4 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

NORADICATOONS 5 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

NORADICATOONS 6 - Episódio Inglês

O projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) concebeu e implementou uma série web de edu-cartoon – NORADICATOONS – implementando os resultados provenientes dos produtos intelectuais O1 e O2. A ideia principal é criar uma "língua" inovadora, cativante...

Destaques das recomendações do NORADICA para as escolas e comunidades

Como último resultado, os parceiros do projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) conceberam e implementaram um conjunto de recomendações para criar propostas operacionais para os/as beneficiários/as do NORADICA e os agentes de decisão política dos respetivos países....

NORADICA Desenho Processual de Investigação com Métodos Mistos

Os Edu-Infographics do projeto NORADICA InterReligious Dialogue Against Radicalization of Youth through Innovative Learning Practices at School (2018 - 2021 | 2017-1-IT02-KA201-037002) representam uma forma criativa de transferir informação de uma forma muito fácil, inteligente e moderna. Trata-se de representações gráficas visuais de informações, dados ou conhecimentos destinados a apresentar...

STALWARTS_Relatório de Portugal sobre as Prioridades, os Objetivos e o Impacto nos Grupos-Alvo

O Relatório de Portugal sobre as Prioridades, os Objetivos e o Impacto nos Grupos-Alvo do projeto STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners with the Arts (2017 - 2019 | 2017-1-UK01-KA203-036723) apresenta as prioridades e os objetivos do projeto e o seu impacto nos grupos-alvo. O financiamento para a realização deste relatório...

STALWARTS _Apêndices (Anexos) do Relatório Final do IO2 para ESOM + UPORTO

Este documento contém os Apêndices do Relatório Final do IO2 (Portugal) do projeto STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners with the Arts (2017 - 2019 | 2017-1-UK01-KA203-036723), que descreve os 6 inquéritos IO2 baseados na sala de aula do ano 1.

STALWARTS_Apêndices (Anexos) do Relatório Final do IO2 para Estudantes de Mestrado

Este documento contém os Apêndices do Relatório Final do IO2 (Portugal) do projeto STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners with the Arts (2017 - 2019 | 2017-1-UK01-KA203-036723): descrevendo os 4 inquéritos IO2 em sala de aula do Módulo 1 e os 4 inquéritos IO2 em sala de aula do Módulo...

OLHARES CRUZADOS ENTRE ACÇÃO E INVESTIGAÇÃO: A experiência portuguesa com inquéritos baseados na prática_ Relatório final do IO2 Portugal

Este Relatório Final do IO2 do Projeto STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners with the Arts (2017-1-UK01-KA203-036723), documenta o trabalho colaborativo com a escola parceira (ESOM).
Este texto pretende fornecer feedback sobre os inquéritos desenvolvidos em Portugal no âmbito do projeto STALWARTS, conduzindo à orientação de docentes e outros/as profissionais....

EXPERIÊNCIA MUSICAL E ARTÍSTICA NO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: Os Programas Portugueses Acreditados_ Relatório Final do IO1 Portugal

Este Relatório Final do IO1 do projeto STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners with the Arts (2017-1-UK01-KA203-036723), documenta a criação e o funcionamento do programa de estudos acreditado, incluindo as avaliações dos estudantes.

MÓDULOS ONLINE THRIECE: Para uma educação de infância holística, relacional e inclusiva

O projeto THRIECE – Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education (2017 - 2020 | 2017-1-IE01-KA201-025698) produziu três módulos de formação online, disponíveis em inglês, polaco e português - AQUI. O acesso a estes módulos é GRATUITO. Os módulos podem ser usados individualmente, ou em conjunto, no âmbito...

Movimento climático em Portugal: Relatório do Projeto JUSTFUTURES

O relatório ‘Movimento climático em Portugal’ foi desenvolvido no âmbito do projeto JUSTFUTURES - Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens (2021 – 2024 | PTDC/COM-OUT/7669/2020) e apresenta os resultados de um levantamento de grupos que desenvolveram ou apoiaram alguma forma de ativismo climático em Portugal....

Agendas para a juventude e as suas comunidades: propostas de jovens a crescer em regiões de fronteira

O documento ‘Agendas para a juventude e as suas comunidades: propostas de jovens a crescer em regiões de fronteira’ foi produzido no âmbito do projeto GROW.UP - Crescer em regiões de fronteira em Portugal: Jovens, percursos educativos e agendas (2018 - 2022 | PTDC/CED-EDG/29943/2017 / POCI-01-0145-FEDER-029943). Este trabalho pretende contribuir...

Manual do Projeto LIDA: Atividades e Recursos para Aprender a Incluir na Era Digital

Este é um manual gratuito que partilha as melhores práticas, actividades e recursos para aprender a incluir e promover a cidadania ativa.

O manual tem 27 páginas (pdf), é fácil de imprimir e está disponível em quatro línguas: Inglês, Português, Italiano e Norueguês. 

Esta é uma publicação do...